Dia Nacional de Combate ao fumo acontece nesta quinta-feira

Fumar é o fator de risco para mais de 50 doenças.

Dia 29 de agosto foi escolhido como o dia nacional de combate ao fumo, quando são desenvolvidas campanhas alertando as pessoas dos males que o cigarro causa.

Desde 1840 o cigarro passou a ser industrializado, proporcionando um grande aumento de pessoas que fumam por todo o mundo. Antes, os cigarros eram feitos manualmente, como os cigarros de palha.

Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas.

A dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou fumo. Após a ingestão da fumaça, o cérebro é estimulado ao prazer, porque a nicotina cai na corrente sanguínea. Com isso, o fumante tem sensação de bem-estar, atenua a ansiedade, diminui a fome, perde peso, sente-se relaxado, etc. O fumante, com o passar do tempo, adquire uma doença denominada tabagismo, que se caracteriza pelo excesso de nicotina no organismo.

Veja os Malefícios à saúde causados pelo Tabagismo:

Várias são as perdas e danos que a saúde do tabagista sofre. O cigarro é o único produto legalmente comercializado que mata 50% dos seus consumidores. Em média um tabagista perde 20 anos de vida. Por ser fator de risco para mais de 50 doenças, das 1,3 bilhão de pessoas que fumam no mundo, a metade morrerá, entre 35 e 69 anos.

– Coração e Circulação

Responsável por 25% dos casos de Angina e Infarto do Miocárdio além de propiciar o aparecimento e/ou dificultar o controle da Hipertensão Arterial.

– Pulmão

85% dos casos de Bronquite e Enfisema Pulmonar estão ligados ao cigarro, bem como as Infecções respiratórias.

– Câncer de Pulmão

Assustadoras são as estatísticas para o Câncer de Pulmão, 90% dos diagnósticos desse tipo de câncer estão associados ao cigarro. Doença que poderia ser quase completamente evitada caso o cigarro não existisse. Atualmente é o segundo câncer que mais mata as mulheres no Brasil.

– Outros tipos de Cânceres

O tabaco é responsável por 30% dos cânceres de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado.

O cigarro favorece em 25% o surgimento do Derrame Cerebral ou AVC.

Outras Doenças Relacionadas ao Tabaco:

– Aterosclerose, Tromboangeíte obliterante (doença que leva a amputações e aparece nas fotos dos maços de cigarros. Essa doença é exclusiva dos tabagistas) Leucemia, Catarata, Menopausa precoce, Disfunção erétil ou impotência sexual masculina, Infertilidade, Úlcera péptica, Gastrite, entre tantas outras doenças.

O tabagismo não é facilmente curado, pois os efeitos do cigarro são processados pelo cérebro e causam prazer. Com isso, o tratamento volta-se para psicoterapias, acupuntura, uso de adesivos e chicletes de nicotina (que juntam pequenas quantidades da mesma no organismo até que a pessoa chegue à baixa taxa)

Como dar Adeus ao Cigarro:

Se você deseja parar de fumar, existem diversas formas de parada. Escolha a que for melhor e a melhor data para não fumar mais:

– Parada abrupta (mais eficaz), jogar o maço no lixo e não fumar mais.

– Redução gradual, ou seja, contar quantos cigarros fuma por dia, determinar quantos cigarros serão diminuídos por dia.  NÃO ESQUECER DE JOGAR O RESTANTE NO LIXO.

– Adiamento gradual, adiar em 1 hora o 1º cigarro que fuma no dia até parar.

– Planeje para que na forma de redução gradual ou adiamento em 2 semanas não esteja mais fumando.

– O cheiro e os objetos associados ao hábito de fumar são perigosos, portanto para facilitar o distanciamento e o esquecimento do cigarro tome as seguintes providências: Troque os lençóis, lave as roupas pessoais, lave o carro, retire os cinzeiros, doe os isqueiros, jogue no lixo os cigarros e  evite hábitos associados (café, bebidas alcoólicas).

Identifique em qual momento o cigarro está presente em seus hábitos e inicie com as mudanças.

Segundo a Secretária de saúde da Estancia Turística de Pereira Barreto, Carmem Silvia Guariente Paiva, as ações realizadas no Município contra o Tabagismo serão ampliadas  para as Unidades Básicas de Saúde. O objetivo é ter todas as unidades de saúde com adesão ao programa, oferecendo ações, especialmente o tratamento para as pessoas que desejam parar de fumar. Os profissionais da saúde do município estão sendo capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e estão elaborando um projeto para prevenção e tratamento do tabagismo.