Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna é celebrado nesta terça-feira

Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

 

No Brasil a morte materna é uma das dez principais causas de óbito entre mulheres de 10 a 49 anos.

 

O Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna é celebrado nesta terça-feira (28) e a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto vem realizando investimentos na organização do sistema de saúde, melhorando o acesso a saúde da população, fazendo com que esses investimentos proporcionem o fortalecimento da rede de saúde, desencadeando diversas ações. Tais medidas acarretaram na criação do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil, que melhorou a infraestrutura da Atenção Básica, que subsidiou intervenções como capacitação profissional, aquisição de equipamentos para realização de exame pré-natal e partos, orientações sobre o planejamento familiar e referência garantida de pré-natal para a gestante de alto risco, entre outras medidas, que reduziram as estatísticas de óbitos materno e infantil nos últimos anos no munícipio.

 

O último óbito materno ocorrido, foi em 2006, desde então, nenhum óbito materno ocorreu até o momento.  Entre os óbitos infantis que, em 2010 e 2011 foram seis, em 2012, foram reduzidos para dois, o que contraria a meta do município, que é zerar este índice.

 

A morte materna indica as condições de saúde de uma população e o compromisso que a sociedade tem com a garantia dos direitos das mulheres, sendo um problema sério. Em todo o mundo, cerca de 280 mil mulheres morrem por ano de complicações relacionadas à gestação e ao parto, isto é, quase 800 mortes por dia.

 

Estima-se que os danos causados por cuidados inadequados prestados durante a gravidez, parto ou pós-parto, atinjam até 20 milhões de mulheres anualmente. No Brasil a morte materna é uma das dez principais causas de óbito entre mulheres de 10 a 49 anos. Segundo dados do ministério da saúde, em 2011 a razão de morte materna foi de 68 óbitos por 100mil nascidos vivos. E esses dados nem sempre é registrado. Os números parecem baixos, mas a recomendação da organização mundial da saúde é de que haja, no máximo 20 casos de morte materna a cada 100 mil nascidos vivos.

 

De acordo com o Ministério da Saúde mais de 70% das mortes maternas são decorrentes de omissões, intervenção ou tratamento incorreto ou, ainda, de uma cadeia de eventos resultantes de qualquer uma das causas.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]