Em destaque ao Março Lilás, Prefeitura de Pereira Barreto irá realizar exames preventivos para mulheres sem agendamento prévio

Março é o mês da conscientização e Combate ao Câncer de colo de útero. O mês marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Por isso, a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria de Saúde, irá fazer exames preventivos sem a necessidade de agendamento prévio. Eles irão complementar os procedimentos de rotina que já acontecem nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos). De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau) e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.

Os exames sem agendamento serão realizados na UBS III – Postão

Horário especial: das 15h às 19h