Encerra nesta sexta-feira a Semana Saúde em Movimento

Em destaque as equipes da Prefeitura Municipal com os participantes e a Secretárias de Educação Marialba Carneiro e de Saúde, Carmem Silvia Guariente Paiva

Foto: Em destaque as equipes da Prefeitura Municipal com os participantes e as Secretárias

de Educação Marialba Carneiro e de Saúde, Carmem Silvia Guariente Paiva

O evento abordou três temas: Atividades físicas, prática saudável da boa alimentação e Hipertensão Arterial

Entre os dias 04 e 12 de abril, na cidade de Pereira Barreto, está sendo promovida a Campanha “Semana Saúde em Movimento”. O evento realizado pela Prefeitura Municipal celebra três datas comemorativas: o dia Mundial da Atividade Física (6), através do programa Agita São Paulo, o Dia Mundial da Saúde, (7) e a Semana de Mobilização contra a Dengue, de 08 a 12 de Abril.

Foto: Marialba da Glória Garcia Carneiro, Secretária de Educação, Carmem Silvia Guariente Paiva, Secretária de Saúde, Liége Tada, Diretora de Atenção Básica e André Prevital de Souza, Responsável pelo DME

A Semana foca os temas relacionados às datas: Atividade física, ações de prevenção e combate à dengue e alimentação saudável com objetivo de sensibilizar e estimular a população para a importância da pratica diária de exercícios físicos, a promoção da saúde, com a prática saudável da boa alimentação e a prevenção de doenças relacionadas ao lixo, como dengue, leishmaniose, leptospirose; e também incentivo à coleta seletiva e à reciclagem e Hipertensão Arterial.

A programação da Campanha teve inicio na quinta-feira (04), com a realização de atividades de ginástica laboral nos locais de serviço dos funcionários municipais e também com os funcionários e usuários das UBS, com atividades que duram até a sexta-feira (05).

Na manhã do sábado (06), a partir das 8h, na Praça da Bandeira Com. “Jorge Tanka”, durante todo o período da manhã aconteceu várias atividades envolvendo a participação da população, alunos, professores e gestores das Escolas de Educação Básica Municipal – EMEBs.

Antes do inicio das atividades programadas para o dia, a Secretária de Saúde Carmem Silvia Gariente Paiva, agradeceu a participação de todos, “temos o privilégio de contar com a participação da população nesta luta em prol a saúde de todos, buscamos através das ações desenvolvidas no município, sensibilizar e estimular a população quanto a pratica diária de exercícios físicos, a prática saudável de uma boa alimentação, e a prevenção de doenças relacionadas ao lixo, como a dengue, leishmaniose, leptospirose”. A Secretária ainda parabenizou a colaboração dos envolvidos na organização do evento ressaltando que ali mesmo já caracterizou a pratica de uma atividade física.

Foto: Bonecos caracterizados com os temas do evento e membros da Escola da Família das Escolas Cel. “Francisco Schimdt ” e “Agnes Liedtke”

A Secretária de Educação, Marialba da Glória Garcia Carneiro, parabenizou o empenho das Equipes da Saúde, do Departamento Municipal de Esportes, da Escola da Família das Escolas Estaduais Cel. “Francisco Schimdt ” e “Agnes Liedtke” e das Escolas da Educação municipal, essa parceria em prol da saúde da população é muito importante em eventos como este, fazendo com que cada vez mais essas ações sejam mais valorizadas e desenvolvidas em nosso município. É muito importante salientar que no nosso dia a dia devido as obrigações nos deparamos com o relaxamento natural nos cuidados do bem mais precioso das nossas vidas, a nossa saúde.

O professor de educação física, André Prevital de Souza, Responsável Técnico pelo Departamento Municipal de Esportes, realizou a primeira atividade do dia, com a realização de um aquecimento seguido de alongamento. Em seguida todos os participantes acompanhados dos seis bonecos caracterizados com os temas do evento saíram em passeata pelo centro da cidade.

Atividade realizada pelo Professor de Educação física André Prevital de Souza com todos os participantes

Retornando à Praça da Bandeira aconteceram várias apresentações, começando com os alunos da Escolinha de Capoeira e Judô, mantidas pela Prefeitura Municipal. Os Alunos das EMEBs, Maria Elza de Aguiar Domingues e Celda Mello Oliveira, apresentaram dança/aeróbica com coreografia sobre a dengue. Na última atividade, fechando as apresentações, o professor de dança Emanuel Piato, o Manelinho, colocou todos para malhar, durante 30 minutos.

Além dos seis bonecos caracterizados, outras atividades educativas para as crianças foram a pescaria da dengue, uma forma divertida para elas aprenderem como evitar o criadouro do mosquito da dengue, e a Casa do Zé Sujão, um espaço caracterizado como uma casa suja que objetivava ensinar as crianças a manter a limpeza e higiene no ambiente domestico.  As escolas municipais participaram com exposição dos Foto: Durante a passeata que percorreu as ruas do centro da cidadetrabalhos desenvolvidos durante a Semana Saúde Na Escola, que abordou a alimentação saudável e a dengue. A equipe da ECAB realizou a Aferição de pressão arterial e cálculo de IMC – Índice de Massa Corporal.

A Semana encerra-se nesta sexta-feira (12), com palestras com a Psicóloga Barbara e a Nutricionista Nayara com o tema “Saúde e Qualidade de Vida” e com as Enfermeiras Vania e Fernanda com o Tema “Hipertensão Arterial Consequências e Controle diário”.

Segundo a Diretora da ECAB (Equipe de coordenação da atenção básica) Liége Tada, outra importante ação que estará disponibilizada a partir de agora, é um mural com a atual situação da Dengue, demostrando as situações das regiões atendidas por cada UBS.

Enfermeiras da ECAB realizou Aferição de pressão arterial e cálculo de IMC – Índice de Massa Corporal.

Foto: Enfermeira da ECAB realizando  Aferição de pressão arterial