Encerramento da Campanha Outubro Rosa foi realizado na UBS do bairro Jardim Ipê

Campanha buscou orientar a população sobre os cuidados com a saúde da mulher.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizou na última semana o encerramento da Campanha Outubro Rosa, ação que buscou conscientizar a população em relação aos cuidados com a saúde da mulher. A campanha foi encerrada na UBS “Celestino de Carvalho”, localizada no bairro Jardim Ipê.

A equipe da Saúde Municipal ofereceu a população daquele bairro um café da manhã especial, além de uma caminhada para promover a atividade física saudável. Ao final, uma palestra foi ministrada para as mulheres com mais dicas para a prevenção ao câncer de mama.

O projeto Outubro Rosa teve início em Pereira Barreto no dia 2 deste mês e percorreu todas as unidades básicas de saúde do município, sempre levando para a população dicas importantes para promover a saúde da mulher e a prevenção ao câncer de mama.

No entanto, a prevenção deve ser feita durante o ano todo. Veja como fazer o autoexame da mama:

1 – De frente para o espelho, sem roupa, com as mãos na cintura, observe as mamas e veja se são iguais.

2 – Com as mãos para cima observe se as mamas são iguais, se os mamilos estão na mesma altura.

3 – Coloque a mão direita na nuca e com a outra palpe a mama direita com movimentos circulares procurando por caroços.

4 – Faça uma pressão suave com os dedos nos mamilos e na aréola, observando se sai algum líquido.

5 – Coloque a mão debaixo do braço, na axila, indo em direção a mama e faça movimentos circulares procurando por caroços ou alguma sensação estranha.

6 – Deitada na cama coloque a mão direita na nuca e com a outra faça toda a palpação da mama e da axila direita.

7 – Repita todo o processo na mama esquerda.

Todas as mulheres após os 20 anos (com caso de câncer na família) e 40 anos (sem caso de câncer da família) devem realizar o auto exame da mama uma vês por mês, para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama um outro aliado na prevenção do Câncer de mama é o exame de mamografia que  é outro exame importante para detectar precocemente o câncer de mama. Deve ser realizada 1 vez ao ano por mulheres com mais de 40 anos de idade.

O câncer de mama é uma doença que pode ser curada, se a mulher diagnosticá-lo precocemente e logo iniciar o tratamento, pois assim o risco de metástase (disseminação do câncer para outros órgãos e tecidos) é menor e o sucesso do tratamento é maior.