Equipe da Secretaria Municipal de Saúde participou do 33º Congresso do COSEMS

Congresso foi realizado na cidade de Águas de Lindóia e reuniu os secretários municipais e membros das equipes de Saúde.

Membros da Equipe da Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Pereira Barreto participaram no fim do mês de Março do 33º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS-SP). O evento foi realizado de 27 à 29 de Março, na cidade de Águas de Lindóia. O congresso teve como tema “Saúde Democracia: Consolidação e Financiamento do SUS”.

No evento também aconteceram a 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 9º Prêmio “David Capistrano”. O evento promoveu debates, reflexões e encaminhamentos que envolveram a troca de experiências, diálogo e comunicação entre os 645 municípios paulistas.

Pereira Barreto participou do evento, representada pela Secretária Municipal de Saúde, Márcia Yamamoto; pela Assistente Social do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Giselle Maria dos Santos; a Assistente Social da equipe de Saúde Mental, Valmira Bezerra Guedes; pelo Psicólogo da equipe de Saúde Mental, Vitor Corrêa Detomini e pela Coordenadora da equipe de Saúde Mental, Elaine Greves Giovanini Araujo.

Foram apresentados três trabalhos desenvolvidos em Pereira Barreto: “O fluxo de cuidado ao câncer de mama e a regulação do acesso em Pereira Barreto”; “A importância e os efeitos da capacitação profissional em Terapia Comunitária Integrativa” e “O cuidado em grupo de pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas”.

O primeiro trabalho teve como objetivo identificar possíveis nós no sistema de referência e contrarreferência acerca do fluxo de atenção ao câncer de mama de Pereira Barreto e caracterizar o fluxo de atenção ao câncer de mama sob a lógica da continuidade do cuidado, sendo importante que se aprimore o sistema de contrarreferência para o retorno das pessoas não seja exclusivamente voluntário, visto que, na maioria dos casos, a necessidade da continuidade de cuidados é grande.

No segundo trabalho, o objetivo foi Identificar possíveis impactos da capacitação profissional em Terapia Comunitária Integrativa nos usuários dos serviços de saúde da cidade, a fim de fomentar a necessidade de constante educação permanente, por meio de capacitações e aprimoramentos, para que estas práticas se fortaleçam e que se criem estratégias de manejo comunitário, com isso vê-se a necessidade de ampliar o escopo de ferramentas dos profissionais, de modo que possibilite construir junto com a população espaços coletivos de cuidado visando à prevenção e promoção da saúde, de acordo com o que já se preconiza o SUS, sendo este um serviço já disponibilizado, porém com baixa adesão por parte da população.

O terceiro trabalho apresentou práticas psicossociais em serviço de saúde mental ambulatorial, através do relato de experiência de mediação de um grupo para usuários de substâncias psicoativas, onde salientou a importância da acolhida em demanda espontânea, sendo uma ferramenta disponível para comunidade, que fortalece tanto a autonomia das pessoas como o suporte para seus familiares.

Além dos pôsteres apresentados, ocorreram diversos cursos, aos quais os profissionais participantes se inscreveram em cursos voltados para área de atuação, de modo que possibilite a ampliação do saber. O congresso foi finalizado com palestras e debates frente ao tema proposto pelo evento.