Equipe de saúde Municipal participou de capacitação nesta quarta-feira

Capacitação foi realizada no auditório das Faculdades Integradas Urubupungá.

A Equipe Municipal de Saúde da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto participou na tarde desta quarta-feira (7) de uma capacitação sobre a fichas do SISAB – Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica. A capacitação foi realizada na sala de auditório das Faculdades Integradas Urubupungá (FIU) de Pereira Barreto.

O Ministério da Saúde assumiu o compromisso de reestruturar o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab), objetivando a melhora na qualidade da informação em saúde e a otimização do seu uso pelos gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

Esse projeto teve como premissas: o detalhamento das informações individualizadas, permitindo o acompanhamento de cada usuário atendido, assim como as ações desenvolvidas por cada profissional da equipe; a integração dos  sistemas de informação oficiais na Atenção Básica (AB); a redução do retrabalho no  registro das informações e o uso da informação para gestão e qualificação do cuidado em saúde.

O novo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab) que, por sua vez, substitui o Siab, e o Sistema e-SUS Atenção Básica. O Sistema e-SUS Atenção Básica (AB) conta com os seguintes sistemas de software: Sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS) e Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).