Estudo realizado em Pereira Barreto recebe prêmio no EPATESPO 2016 pela gestão qualificada na saúde bucal

Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico foi realizado na cidade de Araraquara.

Um estudo realizado na área da gestão municipal de Saúde Bucal da Estância Turística de Pereira Barreto recebeu um prêmio na EPATESPO 2016 (Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico) que foi sediado na cidade de Araraquara neste mês de abril. No encontro, a experiência de Saúde Bucal de Pereira Barreto foi apresentada no formato de painel e recebeu menção honrosa. O estudo apresentado resulta da Dissertação de mestrado da Drª. Lucia Maria Lima Lemos de Melo, Coordenadora de Saúde Bucal do Departamento Regional de Saúde DRS II-Araçatuba, mestranda da Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP, orientada pela Professora Doutora Suzely Adas Saliba Moimaz.

O prêmio reforça que Pereira Barreto está no caminho certo, com uma gestão qualificada para o desenvolvimento das ações de saúde bucal de acordo com os princípios e diretrizes do SUS. No estudo foi realizado o diagnóstico situacional sob a ótica dos coordenadores de saúde bucal dos 40 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRSII) Araçatuba-SP e por meio da pesquisa–ação no município de Pereira Barreto e análise do funcionamento da agenda de saúde bucal.

Pereira Barreto foi escolhida pela mestranda para realizar o seu trabalho pelos seguintes critérios: existência no município de serviços de atenção primária prestados pelas equipes de saúde bucal implantadas nas Equipes da Saúde da Família; atenção secundária de saúde bucal; Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD); Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); e facilidade de acesso ao serviço odontológico. Além de contemplar os critérios, Pereira Barreto conquistou em 2013, o sexto lugar na categoria Nacional do Prêmio Brasil Sorridente e primeiro lugar na categoria estadual de municípios com até 50 mil habitantes, pelos trabalhos realizados pela Gestão Municipal na área da saúde bucal.

O estudo da Dra. Lúcia Lemos de Melo foi publicado na Revista Gaúcha de Odontologia e está no site do repositório institucional da UNESP com o título  “Análise da organização das ações municipais de saúde bucal na atenção básica.” podendo ser acessada no mundo inteiro.

A experiência exitosa da gestão de Saúde Bucal realizada pelos profissionais de Pereira Barreto possibilitou divulgar uma agenda como uma ferramenta de reorganização do processo de trabalho, como também possibilitou desenvolver um roteiro de avaliação da organização das ações de saúde bucal da atenção básica para subsidiar os coordenadores na definição de estratégias de intervenção. O estudo em Pereira Barreto resultou em dois artigos científicos: um publicado e outro na fase de análise por uma revista.

O EPATESPO 2016 é um dos mais importantes encontros de saúde do Brasil e ocorre a cada dois anos, desde 1989, tendo como objetivo debater as políticas públicas de saúde bucal no SUS, onde são apresentadas experiências bem sucedidas, ampliando o intercâmbio entre universidades, institutos de pesquisa e órgãos prestadores de serviços.