Interessados devem realizar os cadastros para os exames de mamografia da carreta do HC de Barretos até esta semana

Carreta do Hospital do Câncer de Barretos estará no município entre os dias 9 de Fevereiro e 13 de Março.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto informa a todos os interessados em realizar os exames de mamografia da carreta do Hospital de Câncer de Barretos, que a o agendamento e o cadastro para as atendimentos devem ser realizados antes do dia 9 de Fevereiro, data em que a unidade móvel estará no município. Exames de Mamografia na Carreta de Barretos em mulheres de 40 á 69 anos de idade serão realizados conforme este agendamento. Procure a sua UBS e obtenha todas as informações necessárias para realizar o seu exame.

O Câncer de Mama é uma doença que acomete mais as mulheres. São fatores de risco:

– Idade avançada;

– Exposição prolongada aos hormônios femininos;

– Excesso de peso e o histórico familiar ou de mutação genética.

Em geral o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquidos nos mamilos.

A mamografia é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico preciso.

As formas de tratamento variam conforme o tipo e o estadiamento do câncer.

Os mais indicados são: quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia e cirurgias, que pode incluir a remoção do tumor ou a mastectomia.

Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação. E atenção, embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens, portanto qualquer sinal de alerta, procure a sua UBS e obtenha todas as informações necessárias para sanar toas as suas dúvidas.

Confira o Cronograma: