Ministério da Saúde altera procedimento de atendimento de Doação de Sangue

Sangue doado

Foto: Doação de sangue: Um simples gesto pode salvar a vida

 

A coleta de doação de sangue será realizada no terceiro sábado de cada mês, no Hemocentro de Fernandópolis

 

Hemocentro de Fernandópolis-SPA Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto comunica a todos os candidatos à doação de sangue, que a coleta será realizada no terceiro sábado de cada mês na Unidade de Coleta de abrangência da região o Hemocentro de Fernandópolis. Os doadores interessados deverão contatar a Central de Agendamento, localizada à Rua Cyro Maia, nº 1.725 – Centro. O transporte será fornecido pela Prefeitura e a alimentação pelo Hemocentro.

 

O Decreto nº 5.045, de 08 de abril de 2004, mudou a coordenação da Política e o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados (SINASAN), passando à competência para a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, cabendo a este órgão a fixação e atualização de normas gerais relativas ao sangue, componentes e hemoderivados para a sua obtenção, controle, processamento e utilização, assim como aos insumos e equipamentos necessários à atividade hemoterapia.

 

O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. Assim, ele é vital e quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, ela precisa de você! A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação.

 

Um simples gesto pode salvar a vida de muita gente:

 

Tem sempre alguém esperando sua doação. Não cruze os braços para esse problema. Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e você salva muitas vidas. O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. Assim, ele é vital e quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, ela precisa de você! A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Em uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas! Neste momento você também receberá informações e poderá tirar todas as suas dúvidas.

 

Condições básicas para doar sangue:

•           Sentir-se bem, com saúde;

•           Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;

•           Ter entre 18 e 65 anos de idade;

•           Ter peso acima de 50 Kg.

 

Recomendações para o dia da doação:

•           Nunca vá doar sangue em jejum;

•           Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação;

•           Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;

•           Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;

•           Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação;

•           Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.

 

Quem não pode doar?

•           Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;

•           Mulheres grávidas ou amamentando;

•           Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;

•           Usuários de drogas;

•         Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

           

O que acontece depois da doação?

O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.

 

O que acontece com o sangue doado?

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

 

Onde doar

Você pode doar sangue no Hemocentro de Fernandópolis –SP, situado na Rua Simão dos Santos Gomesnos – Jardim Santista (ao lado da Santa Casa), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no sábado das 8h às 12h, exceto aos domingos e feriados.

 

As coletas também podem ser feitas através das equipes móveis.

 

Para ter mais opções, procure a Secretaria de Saúde da Estância Turística de Pereira Barreto-SP

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]