No Dia do Enfermo, Prefeitura Municipal faz um alerta para as doenças crônicas

Essas doenças matam 16 milhões de pessoas por ano em todo mundo, segundo a OMS.

 

 O Dia do Enfermo é mais voltado à parte religiosa quando foi criado, quando uma pessoa adoece dispara um período de humildade, de expor as próprias fraquezas, de certa dependência de outras pessoas. A religião quando enfatizou o dia do enfermo quis demonstrar que esse é o tempo de reflexão do que realmente está se fazendo, e que é nessa época que se deve demonstrar força. Falar a esse respeito revela a importância da prevenção. Adoecer nos dias de hoje, nessa era de produtividade e eficácia, significa perder isso. As pessoas estão ficando enfermas através das Doenças Crônicas. Elas estão matando silenciosamente e criando os enfermos atuais.

 

O que são doenças crônicas? E como evitá-las?

 

Cronicidade significa algo prolongado, como as doenças hipertensivas, diabetes, câncer, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), problemas cardíacos. Essas doenças matam 16 milhões de pessoas por ano. Foi nessa estatística que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu no dia 20 de janeiro desse ano em um relatório global, que governos do mundo todo se empenhem para reduzir enfermidades que, em muitos casos, poderiam ser evitadas. Entre 1996 e 2007 as doenças crônicas foram responsáveis por 70% das mortes desse período. A saúde pública pode evitar essas doenças: o controle de hipertensos, onde é feita aferição de Pressão e Consultas Médicas, igualmente aos diabéticos e os que têm problemas cardíacos, enfim todos os exames de prevenção dessas doenças ou do que elas podem causar são ofertados no SUS gratuitamente.               Pereira Barreto possui nove equipes de saúde da Família, todas com capacidade de atender e prevenir as doenças crônicas. Então, do que sua família adoece? Tem alguém com pressão alta, diabetes? E você já se preveniu quanto a isso? Sabe quanto é o normal de sua pressão? Já fez exames de rotina ano passado? Ao responder essas perguntas já temos uma noção do quanto uma pessoa está se prevenindo.

 

Estar enfermo é uma situação, que é diferente de ser enfermo.

 

A pessoa que nunca fez nenhum exame de rotina e quiser fazer, como ela deve proceder? Aonde ir? É só ir a qualquer UBS?

 

Não, na verdade, ela deve procurar a UBS a qual ela pertence. É preciso agendar uma consulta com dia e hora.

 

Porque as doenças crônicas ainda adoecem tanto a população?

 

Porque as pessoas devem entender que o meio que vivem, o que comem, e como se previnem realmente são o que influencia. A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto aproveita essa oportunidade para lembrar que muitas enfermidades tem como serem evitadas, e é pra isso que trabalhamos diariamente, mas precisamos dessa procura.

 

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]