“Influenza” é o nome científico do vírus da gripe, que é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório
Começa na segunda-feira, dia 15 de abril, a Campanha da vacina contra gripe que atenderá primeiramente os idosos acima de 60 anos e crianças de 6 a 23 meses e 29 dias, ou seja, crianças com menos de 2 anos completos. Estudos indicam que esses grupos da população, principalmente idosos, grávidas e crianças pequenas, correm mais risco de ter complicações em decorrência da gripe, como uma pneumonia, e morrer pela doença.
A campanha tem previsão de encerramento no dia 26 de Abril. Será permitido que os portadores de doenças crônicas, se vacinem também, basta apresentarem receita médica comprovando a doença. As pessoas que vacinaram no ano passado, deverão novamente se vacinar, já que a imunidade contra a gripe dura até um ano após tomar a vacina, pelo fato da sua composição ser feita conforme os vírus que circularam no ano anterior.
A “influenza” é o nome científico do vírus da gripe. É uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de alta transmissão, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, comuns no outono e inverno. A vacina protege contra os vírus da Influenza que estão circulando no país e pode mudar a cada ano.
A vacina influenza é trivalente, composta por três vírus inativados: vírus similar ao vírus influenza A (H1N1), vírus similar ao vírus influenza A (H3N2) e vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane. Ela protege contra as formas mais comuns da gripe nesta temporada e contra o vírus da gripe A (conhecida popularmente como “gripe suína”).