Nutricionista da Prefeitura Municipal explica sobre o combate à Osteoporose

Doença pode ser prevenida de maneira fácil.

No último dia 20, foi comemorado o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, e a Nutricionista da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, Juliana Keiko Toyoda, explica mais sobre a doença e dá dicas de como prevenir a osteoporose.

A osteoporose é caracterizada por perda de massa óssea e deterioração do tecido ósseo, que provocam fraturas dolorosas em 50% dos casos. As mais comuns acontecem na coluna, no fêmur, costelas e punhos, que provocam incapacidade física. E, segundo a OMS, a osteoporose afeta aproximadamente 200 milhões de mulheres no mundo.

O cálcio é fundamental na formação óssea. Sua obtenção, a partir da alimentação, é imprescindível para prevenir a osteoporose. Porém, não necessitamos somente do cálcio, ele sozinho não tem efeito satisfatório. Precisamos de vitamina D, que auxilia na fixação do cálcio nos ossos. A nossa maior fonte de vitamina D é através dos raios solares, é importante tomar sol por pelo menos 10 minutos, preferencialmente nos melhores horários que são antes das 10:00 e depois das 16:00. Não é necessário usar trajes de banho durante esse período, pois não é somente onde tomamos sol que haverá a fixação do cálcio, por exemplo, nos braços, essa fixação acontece de forma geral.

O nosso organismo realiza o que chamamos de absorção que é quando o osso absorve o cálcio proveniente da dieta e ressorção, quando o osso perde o cálcio por ações naturais do organismo.

O consumo de cálcio é muito importante em todas as fases da vida, mas até os 24 anos a absorção é maior que a ressorção. E para ajudar nesse processo, é interessante consumir leite e derivados integrais (desde que você não apresente alterações nos níveis séricos de colesterol e triglicérides), pois a gordura presente nesses alimentos melhora ainda mais a absorção do cálcio pelos ossos. A partir dos 25 anos até mais ou menos 40 anos, a absorção e a ressorção ficam equilibradas, ou seja, nenhuma ação se sobressai sobre a outra. Já a partir dos 40 anos, o índice de ressorção aumenta em relação à absorção, porém se o indivíduo teve uma alimentação adequada ao longo da vida e continua com esse hábito alimentar saudável, esse processo não será um problema.

E os principais fatores de risco são:

• Menopausa: com a interrupção da menstruação, ocorre a diminuição dos níveis de estrógeno (hormônio feminino), que é fundamental para manter a massa óssea;

• Envelhecimento: a perda de massa óssea aumenta com a idade;

• Hereditariedade: a osteoporose é mais frequente em pessoas com antecedentes familiares da doença;

A melhor forma de prevenção é um conjunto de ações que podemos trazer para a nossa rotina:

• Evitar quedas;

• Parar de fumar, pois o fumo acelera o ritmo de perda óssea, o que aumenta a probabilidade de desenvolvimento da osteoporose;

• Evitar excesso de álcool, pois ele age no organismo de forma a diminuir as reservas de cálcio e, consequentemente, faz com que os ossos fiquem fragilizados;

• Não abusar de café, chá mate/preto, refrigerante à base de cola, pois a cafeína interfere negativamente na absorção de cálcio pelo organismo;

• Ter uma nutrição adequada, principalmente, com dieta rica em cálcio (não nos esquecendo da vitamina D);

• Praticar atividade física regularmente, pois da mesma forma que os músculos, os ossos também precisam de certa quantidade de exercícios para permanecer fortes e saudáveis.

A osteoporose não é uma doença grave se for diagnosticada e tratada. E, mais importante, a osteoporose pode ser prevenida. Com o tratamento adequado, é possível levar uma vida absolutamente normal.