O Carnaval está aí e com ele a alegria e a responsabilidade também. Para se prevenir contra as DST e aids, use sempre camisinha. Em caso de dúvida, procure uma Unidade de Saúde

Fevereiro é o  mês de festa, animação e muita gente não perde tempo para cair na folia. Mas, às vezes, alguns excessos podem levar as pessoas a ter relação sexual sem proteção, o que as coloca em grande risco de contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a Aids.

A maioria dos brasileiros (94%) sabe que a camisinha é melhor forma de prevenção às DST e aids. Mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses, segundo uma pesquisa realizada pelo ministério da saúde.

Diante deste panorama, o Ministério da Saúde optou por uma campanha de carnaval focada na prevenção, combinando camisinha, testagem e tratamento.

TESTAGEM – Paralelo às campanhas de incentivo ao sexo seguro, que são desenvolvidas pelo Governo Federal, estados e municípios – em todas as ubs do nosso município tem o teste rápido de HIV, sífilis, hepatite b e hepatite  e o paciente já sai com o resultado na hora.

CAMPANHA – A mensagem geral da campanha de carnaval deste ano é informar o jovem para se prevenir contra o vírus da aids, usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento, reforçando o conceito “camisinha + teste + medicamento” de prevenção combinada.

CAMISINHAS – os preservativos masculinos e femininos estão disponíveis em todas as nossas unidades de saúde, é só chegar na ubs e pegar quantas quiser.

Portanto o lema do carnaval 2015 é: “Eu me previno, eu me testo, eu vou tranquilo para o carnaval.”