Outubro Rosa visa a prevenção do Câncer de Mama

Número de óbitos por conta da doença continua elevado.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% de novos casos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. O objetivo da campanha é informar as mulheres sobre a importância do cuidado das mamas, por meio da mamografia anual e do exame clínico das mamas, possibilitando o diagnóstico precoce, em caso de câncer de mama.

Em Pereira Barreto, as atividades estão voltadas para conscientização das mulheres na prevenção do câncer de mama. As orientações são para que façam o alto exame da mama, Aproveitando o tema do mês que esta voltada à classe feminina, Unidades Básicas de Saúde também se preparam para o aumento da adesão ao exame Papanicolau (exame preventivo contra o câncer do colo do útero) entre outras atividades educativa com orientações para  grupo de mulheres relacionado a alimentação saldável, auto estima  e planejamento familiar.

Como fazer o autoexame da mama:

1 -De frente para o espelho, sem roupa, com as mãos na cintura, observe as mamas e veja se são iguais.

2 – Com as mãos para cima observe se as mamas são iguais, se os mamilos estão na mesma altura.

3 – Coloque a mão direita na nuca e com a outra palpe a mama direita com movimentos circulares procurando por caroços.

4 – Faça uma pressão suave com os dedos nos mamilos e na aréola, observando se sai algum líquido.

5 – Coloque a mão debaixo do braço, na axila, indo em direção a mama e faça movimentos circulares procurando por caroços ou alguma sensação estranha.

6 – Deitada na cama coloque a mão direita na nuca e com a outra faça toda a palpação da mama e da axila direita.

7 – Repita todo o processo na mama esquerda.

Todas as mulheres após os 20 anos (com caso de câncer na família) e 40 anos (sem caso de câncer da família) devem realizar o auto exame da mama uma vês por mês, para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama um outro aliado na prevenção do Câncer de mama é o exame de mamografia que  é outro exame importante para detectar precocemente o câncer de mama. Deve ser realizada 1 vez ao ano por mulheres com mais de 40 anos de idade.

O câncer de mama é uma doença que pode ser curada, se a mulher diagnosticá-lo precocemente e logo iniciar o tratamento, pois assim o risco de metástase (disseminação do câncer para outros órgãos e tecidos) é menor e o sucesso do tratamento é maior.

Outubro Rosa: vista esta Camisa, repasse a informação, juntos na prevenção do câncer de mama.