Palestra sobre hipertensão e diabetes será ministrada nesta sexta-feira

Evento acontece às 14h, na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”.

reuniao da educacao casa da cultura 57eef a0cf2A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto e o Conselho Municipal do Idoso promovem nesta sexta-feira (17), às 14h, na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”, uma palestra especial, voltada para o público da terceira idade, sobre hipertensão e diabetes.

A palestra será ministrada pelo nutricionista do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Jamerson Solano.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular.

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.