Pereira Barreto é premiada pelo Conselho Federal de Odontologia na esfera Estadual

O município tem a segunda melhor saúde bucal entre as cidades com até 50 mil habitantes.

O Prêmio Nacional C.F.O. (Conselho Federal de Odontologia) de Saúde Bucal 2018, na etapa Estadual, foi conquistado pelo Município de Pereira Barreto, após uma avaliação criteriosa dos documentos relativos as Políticas Públicas de Saúde Bucal desenvolvidas neste município.

Em julho de 2018, a Prefeitura Municipal por intermédio da Coordenadora de Saúde Bucal, realizou a inscrição do município para concorrer ao prêmio e a partir daquela data, iniciou-se os trabalhos da documentação e das adequações exigidas pelo CROSP (Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo). Para que pudesse concorrer a premiação, o município teve que comprovar vários aspectos relativos à Política Municipal de Saúde Bucal, tais como: florestação da água, informação sobre o orçamento público gasto em saúde, participação de profissional de saúde bucal no Conselho Municipal de Saúde, Política Municipal de Saúde Bucal adotada pelo Município, trabalho exercido pela Coordenação de Saúde Bucal no Município, Assistência Odontológica Básica e a Cobertura Populacional em Saúde Bucal, Assistência Odontológica Especializada, Promoção de Saúde Bucal (realização de ações voltadas para promoção e prevenção de saúde bucal – escovações supervisionadas, avaliação de risco em escolares, trabalhos educativos, ações de luta contra o câncer bucal), e levantamento epidemiológico em saúde bucal.

Após o envio da documentação e avaliação do órgão competente, o município foi premiado com o 2º Lugar do Estado de São Paulo, no quesito “Municípios com menos de 50.000 habitantes”. Esse importante prêmio, alçou o Município de Pereira Barreto a um patamar de destaque no Estado de Sao Paulo em matéria de saúde bucal. Tudo isso foi resultado de um trabalho árduo, com profissionais comprometidos e uma gestão que proporcionou condições para realização de todas as ações que resultaram na melhoria do acesso ao serviço de saúde bucal e da qualidade do atendimento da população.

As ações que resultaram na premiação são de tal relevância que poderão ser tema do congresso Internacional de Odontologia à ser realizado em janeiro de 2019 na Capital Paulista, além de nortear outros municípios na questão das Políticas Públicas de Saude Buscal.

premio nacional cfo de saude bucal 2018 003 1e741

premio nacional cfo de saude bucal 2018 002 a10ed