Pereira Barreto registra morte por Leishmaniose em idosa de 87 anos

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, registrou uma morte por Leishmaniose em uma mulher de 87 anos, notificada no dia 03 de novembro. Além dela, outras três pessoas contraíram a doença, resultando em quatro registros neste ano de pessoas contaminadas com a doença em Pereira Barreto.

A Leishmaniose afeta pessoas e animais domésticos. Ela é transmitida pelo mosquito Palha, que se prolifera em locais com acúmulo de matéria orgânica. A melhor forma de combater a proliferação da doença é mantendo o quintal limpo com varrição diária, retirada de folhas e frutos, utilização regular da coleta de lixo doméstico e evitar o acúmulo de madeiras.

O trabalho de conscientização de combate ao mosquito Palha em Pereira Barreto é feito através de ações educativas que acontecem durante todo ano. “O combate a Leishmaniose é diário. Acabar com a doença depende do empenho de cada um em deixar sempre limpo seu quintal”, ressaltou a Chefe do Serviço de Educação Permanente e Gestão Participativa, Keila Fukao.

Segundo a Secretaria de Saúde, os dois bairros mais atingidos pela doença são Lapinha e Cohab. Na próxima semana haverá um mapeamento nos locais de maior incidência da doença, onde serão oferecidos exame e a castração de animais. A Leishmaniose visceral, que afeta os humanos, pode causar febre irregular, prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e ou das mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço. A qualquer sintoma o paciente deve procurar sua Unidade de Saúde de Referência.