Pereira Barreto registra primeiro caso de Varíola de Macacos em jovem de 29 anos

A secretaria de Saúde de Pereira Barreto registrou o primeiro caso de Monkeypox, popularmente chamado de Varíola dos Macacos. Trata-se de um jovem, de 29 anos, que viajou recentemente para Araçatuba, onde participou de evento com grande número de pessoas. Segundo informações, o paciente está bem e segue isolado até o dia 31 de agosto, quando será reavaliado, pois o isolamento deve seguir até o desaparecimento das lesões apresentadas.

Uma das principais formas de contágio é  por contato físico com pessoas infectadas. Portanto, a Secretaria de Saúde recomenda o uso de máscaras em locais públicos e a intensificação dos hábitos de higiene. Nos próximos dias serão realizadas ações educativas nas escolas, principalmente nas creches para evitar o contágio da doença.

Varíola dos Macacos

A Varíola dos Macacos é uma doença causada pelo vírus “Monkeypox”, pertence à mesma família do vírus que causava a varíola – uma doença que foi extinta na década de 80. É uma doença que pode infectar tanto seres humanos quanto animais. O período de incubação do vírus se dá por volta de 7 a 21 dias.

Após esse período, o paciente apresenta febre alta, mialgia, fadiga, dor de cabeça, cansaço, dor nas costas e aumento dos glânglios linfáticos (uma caraterística da monkey pox que vai diferenciar de outras doenças, a exemplo da catapora). Uns dois ou três dias após o quadro febril, inicia o aparecimento das erupções (bolhas) na pele.