População deve estar atenta para o combate à hipertensão

A maioria das pessoas com tensão arterial elevada não percebe que talvez precise de medicação anti-hipertensora.

O uso de medicamentos na hipertensão arterial deve ser instituído de forma imediata em hipertensos graves ou naqueles que apresentam fatores de risco cardiovascular (tabagismo, diabete, obesidade, dislipidemias) ou ainda, nos pacientes que apresentam evidências de lesões em órgãos alvo da hipertensão arterial (hipertrofia ventricular esquerda no ecocardiograma ou infarto do miocárdio prévio).

Atualmente há uma infinidade de medicamentos para o combate da hipertensão arterial. A opção por uma ou outra medicação deverá levar em conta aspectos individuais de cada paciente. Cerca de 70% ou mais dos pacientes hipertensos necessitarão de duas ou mais medicações para o controle adequado de sua pressão arterial.

Infelizmente pelo caráter crônico, assintomático e incurável da doença, grande parte dos pacientes portadores de hipertensão arterial abandona o tratamento. Em um estudo brasileiro recente, constatou-se que menos de 10% dos pacientes hipertensos apresentavam um controle satisfatório da pressão arterial.

Quando é um tratamento anti-hipertensor prescrito?

A maioria das pessoas com tensão arterial elevada não percebe que talvez precise de medicação anti-hipertensora, por esta condição ser pouco provável de causar sintomas. Estas apenas descobrem que precisam de tratamento anti-hipertensivo se a sua saúde se começar a deteriorar como resultado. É por isso importante fazer consultas de rotina com o seu médico, de forma a tornar possível a detecção precoce.

Em geral, uma pessoa com tensão arterial elevada que está em risco de desenvolver complicações no futuro, pode estar recomendada para um tratamento anti-hipertensor bem como para alterações no estilo de vida. Se a sua tensão arterial é ligeiramente mais alta do que o normal, os medicamentos anti-hipertensores não são recomendados imediatamente, mas apenas depois de as alterações ao estilo de vida se terem demonstrado ineficazes.

Que tipos de medicamentos anti-hipertensores pode tomar?

Existem seis tipos principais de medicamentos anti-hipertensores. Estes são:

– IECA’s

– Antagonistas dos receptores de Angiotensina-II

– Beta-bloqueantes

– Alfa-bloqueantes

– Bloqueadores dos canais de cálcio

– Diuréticos (tiazidas)

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Mas mesmo para quem faz uso de medicação é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:

– Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares

– Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos

– Praticar atividade física regular

– Aproveitar momentos de lazer

– Abandonar o fumo

– Moderar o consumo de álcool

– Evitar alimentos gordurosos

– Controlar o diabetes e outras comorbidades.