Prefeito Joãozinho participa em Barretos da comemoração de 15 anos do Programa de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero

O prefeito João de Altayr Domingues esteveem Barretos na última sexta-feira (03) para participar da comemoração de 15 anos do Programa de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero do Hospital do Amor. Joãozinho esteve acompanhado do vereador Fábio José França, da Secretária Municipal de Saúde, Márcia Yamamoto, da Diretora da Atenção Básica, Vanessa Aparecida da Silva Rosa e da Enfermeira Larissa.

Dos noventa municípios participantes, apenas 30 utilizam o meio líquido na coleta do preventivo (Papanicolau) e Pereira Barreto está entre eles. De acordo com a Secretária de Saúde, o município cumpriu as metas de coleta com excelência. “Somente 12% dos municípios auxiliam sob forma de subvenção e Pereira Barreto está entre estes”, comemorou.

O meio líquido, utilizado pelo município através do programa, torna mais eficaz a descoberta do câncer de colo de útero do que o método antigo e tradicional. De acordo com a Diretora da Atenção Básica Vanessa, o exame por meio líquido não está disponível em nenhum laboratório particular na região, nem mesmo nos consultórios particulares. “Outro importante benefício é a garantia de acompanhamento início meio e fim no caso de alguma alteração no resultado”, esclareceu.