Prefeitura de Pereira Barreto alerta população sobre cuidados para combate e prevenção no aparecimento de escorpiões

O aumento expressivo no aparecimento de escorpiões em Pereira Barreto tem assustado a população. Este é um período do ano em que eles mais aparecem, por isso, a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para os cuidados e medidas de combate e prevenção de acidentes. O morador que encontrar escorpiões em sua residência, deve procurar seu Agente de Saúde para que ações de bloqueio sejam realizadas.

Os escorpiões são de hábitos noturnos ficando durante o dia abrigados em locais como: troncos de árvores, pedras, lajes e locais úmidos em geral. Eles costumam entrar nas casas em busca desses esconderijos e de alimento. São predadores ativos e suas principais presas são as baratas, cupins, grilos e aranhas de pequeno porte. Seu ferrão é venenoso para a captura de presas e para sua própria defesa, por isso, são chamados de peçonhentos. Sua ferroada é muito dolorosa e causa muitos transtornos ao organismo humano. O escorpião amarelo é o que apresenta maior risco para a saúde pública, por ser mais abundante e por ter um veneno mais potente.

Fique atento a alguns cuidados que podem evitar o aparecimento de escorpião em sua casa:

– Mantenha limpos quintais e jardins: não acumulando madeiras, folhas secas, lixo domiciliar e acúmulo de entulhos de materiais de construção;

– Retire periodicamente, com luvas de couro, materiais de construção que estejam armazenados;

– Evite plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras junto a paredes e muros das casas;

– Examine sempre roupas em geral, calçados, toalhas de banho e de rosto, antes de usá-las;

– Mantenha berços e camas afastados das paredes e evitar que mosquiteiros e roupas de cama se encostem no chão;

– Mantenha terrenos limpos;

– Mantenha todos os ralos e canaletas vedados quando não estiverem em uso, estes são os principais meios de saída dos escorpiões.