Prefeitura de Pereira Barreto renova com Hospital do Amor o Programa de Prevenção ao Câncer do Colo Uterino

Através do programa o município realiza o novo e mais eficaz método de coleta por meio líquido, feito apenas por 30 cidades em todo Brasil

O Prefeito João de Altayr Domingues assinou a renovação do acordo do Programa de Prevenção do Câncer do Colo Uterino, parceria firmada há 14 anos com a Fundação PIO XII – Hospital de Amor de Barretos. A assinatura foi feita com a presença do Coordenador de Prevenção do Câncer do Colo do Útero, Marcelo Almeida, da Secretária Municipal de Saúde, Márcia Yamamoto e da Diretora de Serviços de Saúde Atenção Básica, Vanessa Aparecida da Silva Rosa. A parceria mantém o município como referência nos exames preventivos (Papanicolau).

Através do programa, a coleta em Pereira Barreto é feita com o novo método em meio líquido, tornando mais eficaz a detecção de câncer de colo de útero do que o método antigo e tradicional. São apenas 30 cidades em todo Brasil que realizam esse tipo de exame. “Apenas 2% do nosso país tem acesso a este método que é realizado agora em Pereira Barreto”, destacou a Médica Ginecologista e Obstetra Doutora Laira.

De acordo com Vanessa, o exame por meio líquido não está disponível em nenhum laboratório particular na região, nem mesmo nos consultórios particulares. “Outro importante benefício é a garantia de acompanhamento início meio e fim no caso de alguma alteração no resultado”, esclareceu Vanessa.

Doutora Laira reforça a importância da realização periódica do exame. “Sabemos que 75% das mulheres entrarão em contato com o vírus do HPV em alguma fase da sua vida e 5% desenvolverão o câncer do colo de útero, sendo este a quarta causa de morte de câncer no nosso país. O que é inadimissível, pois sabemos que quando detectado precocemente, ele tem quase na totalidade 100% de cura”, esclareceu.

Em continuidade ao Março Lilás, o mês de prevenção ao Câncer de Colo Uterino, as mulheres pereira-barretenses terão mais oportunidades para realizar seu exame preventivo (Papanicolau) com horários flexíveis nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).

Segue abaixo cronograma

UBS Ipê