Prefeitura de Pereira Barreto renova convênio com Hospital do Amor para realização de exames preventivos

O Prefeito João de Altayr Domingues assinou, na manhã da última quarta-feira (3), a renovação do acordo do Programa de Prevenção do Câncer do Colo Uterino, parceria firmada com a Fundação PIO XII – Hospital de Amor de Barretos. A assinatura foi feita com a presença do Coordenador de Prevenção do Câncer do Colo do Útero, Marcelo Almeida, da Secretária Municipal de Saúde, Márcia Yamamoto e da Diretora da Atenção Básica, Vanessa Aparecida da Silva Rosa. A parceria mantém o município como referência nos exames preventivos.

Através do programa, a coleta em Pereira Barreto é feita com o método em meio líquido, tornando mais eficaz a detecção de câncer de colo de útero do que o método antigo e convencional. São apenas 26 cidades dos 90 municípios que possuem o convênio com o hospital de amor para realização desse tipo de exame. “Outro importante benefício da parceria é a garantia de acompanhamento início meio e fim no caso de alguma alteração no resultado”, esclareceu Marcelo.

Prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, 75% das mulheres entrarão em contato com o vírus do HPV em alguma fase da sua vida e 5% desenvolverão o câncer do colo de útero, sendo este a quarta causa de morte de câncer no nosso país. Esse índice pode ser menor com a realização periódica do exame. Quando detectado precocemente, existe grande possibilidade de cura.