Prefeitura Municipal alerta para os riscos da hipertensão

Doença não tem curo e vários são os seus fatores de risco.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto alerta toda a população sobre os risco da hipertensão, uma doença crônica (não tem cura) em que um paciente com pressão igual ou superior a 140×90 é diagnosticado como hipertenso, ou seja, essa pessoa tem pressão alta. Isso significa que a pressão que o sangue faz para se movimentar nas paredes das artérias desse paciente é muito forte, ficando acima dos valores considerados normais.

É uma doença que se não controlada pode ser causa de várias doenças, principalmente o AVC (derrame) e o INFARTO podendo afetar também os rins, a visão, o cérebro e os membros inferiores causando complicações graves e até a morte.

Os sintomas podem ser enjoos, dor de cabeça, dor na nuca, sonolência, zumbido no ouvido, pequenos pontos de sangue nos olhos, visão dupla, dificuldade para respirar e palpitações cardíacas.

A hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos. Entretanto alguns hábitos podem contribuir para aumentar esse risco com:

– Fumo

– Consumo de bebidas alcoólicas

– Obesidade

– Estresse

– Grande consumo de sal

– Níveis altos de colesterol

– Falta de atividade física

– Diabetes

– Sono inadequado.

Como meio de prevenção recomendam as seguintes alterações no estilo de vida.

– Manter o peso Adequado

– Reduzir o consumo de sal.

– Praticar atividades físicas pelo menos 30 min por dia.

– Eliminar o consumo de álcool

– Eliminar o consumo de fumo

– Manter uma dieta rica em fruta e vegetais

Temos nas UBS além de consultas médicas, o atendimento de enfermagem que consiste no acompanhamento e controle dos níveis de pressão das pessoas que já fazem tratamento para a doença. Oferecermos todas as quartas feiras atividades físicas na unidade, temos também atividades físicas nas academias da saúde de cada bairro direcionada além de outros principalmente para esses pacientes.

A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento para ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente,. É importante ressaltar que o tratamento para hipertensão nem sempre significa o uso de medicamentos – mas se estes forem indicados, ela deve aderir ao tratamento e continuar a tomá-lo mesmo que esteja se sentindo bem. Mas mesmo para quem faz uso de medicação é imprescindível adotar um estilo de vida saudável.

As unidades de saúde do município estão preparadas para receber esse paciente. Além dos medicamentos temos profissionais preparados para orienta-lo e acompanha-lo em seu tratamento. É muito importante que ao sentir os primeiros sintomas o paciente procure um serviço de saúde.