Prefeitura Municipal alerta para os riscos da obesidade

Problema de saúde afeta cada vez mais pessoas no Brasil.

A obesidade é um problema de saúde cada vez maior no mundo e que afeta a vida de milhões de pessoas. A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto busca alertar os munícipes para viverem melhor, através de dicas de como prevenir a doença.

Quando se fala em peso corporal, nos deparamos com um mundo de contradições. Por um lado, a mídia endeusa e define como exemplos de beleza, pessoas magras ou quase desnutridas. Por outro lado a oferta de comida esta cada vez mais abundante e calórica e o esforço físico, infelizmente, cada vez menor.

Se imaginarmos o corpo humano como um automóvel, traduziríamos que estamos dando muito combustível para um carro que praticamente não sai da garagem. Explicando melhor, nossos dias tumultuados com alimentações rápidas, pouco mastigadas e gordurosas, somadas ao estresse e inatividade física fazem hoje com que a obesidade se torne uma verdadeira epidemia.

O número de pessoas com excesso de peso é crescente em todo o mundo, inclusive nos países pobres onde predominavam pessoas desnutridas. No Brasil mesmo, um estudo recente mostrou que existem mais adultos acima do que abaixo do peso desejável. A grande preocupação, sem dúvida, são as consequências à saúde que o excesso de peso pode trazer ao organismo, sem esquecer-se da repercussão estética que compromete muito a autoestima e equilíbrio psicossocial das pessoas.

Felizmente existe tratamento para a obesidade que devem ser ponderados individualmente. Mas, muito mais fácil e sensato do que tratar, é prevenir o ganho de peso que costuma ocorrer durante a vida. O trabalho preventivo, quando possível, já começa na infância através da educação alimentar, estímulo à atividade física regular e monitoramento do peso.

Então, é importante mastigar bem os alimentos, comer devagar e saborear cada colherada, fracionar a dieta em 5 ou 6 refeições por dia (preferencialmente de 3h em 3h), evitar comer fora dos horários estabelecidos, iniciar o almoço e jantar pela salada (vegetais folhosos e legumes) para aumentar a saciedade, dar preferência às carnes vermelhas magras e retirar toda a gordura visível e às carnes brancas (frango, peixe), preparar os alimentos na forma de assados, no vapor, grelhados, refogados ou ensopados e dar preferência ao leite desnatado e queijos magros (quanto mais branco for o queijo, menos gorduroso ele é).

Além dessas orientações, é imprescindível comer com frequência vegetais folhosos (alface, almeirão, couve, rúcula, agrião, tomate, pepino, palmito, rabanete, etc.), legumes (abobrinha, abóbora, vagem, chuchu, quiabo, etc) e frutas com casca ou bagaço, bem higienizados. Por serem fontes de fibras, ajudam na saciedade, na manutenção da glicemia e colesterol estáveis, auxiliam no funcionamento do intestino. Porém, todos esses benefícios só serão alcançados quando associados à ingestão de água.

É importante sempre ressaltar a importância da associação da alimentação saudável com a prática de atividades físicas regulares para manutenção do peso saudável, melhora do humor e da qualidade de vida.