Prefeitura Municipal conscientiza a população quanto ao coronavírus nas festas de fim de ano

Compartilhe:

É necessário que a população evite aglomerações e mantenha medidas de distanciamento.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, orienta e conscientiza a população sobre as festas de fim de ano, Natal e Ano Novo, onde é comum as pessoas receberam seus familiares em suas residências para as festividades. Nesta época de pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, é fundamental que todos tenham consciência e evitem a formação de aglomerações.

Nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19. Para diminuir os riscos, siga as orientações a seguir:

– Use máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo;

– Tenha um saco para guardar a máscara quando estiver comendo ou bebendo e a mantenha limpa e seca entre os usos;

– Tenha uma máscara limpa extra, para o caso de necessidade de troca (tempo de uso, umidade ou sujeira);

– Evite aglomerações e mantenha a distância de, pelo menos, 2 metros entre os participantes;

– Evite apertos de mão ou abraços;

– Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o uso de ar-condicionado;

– Lave as mãos com frequência durante o evento com água e sabão ou use álcool;

– Não compartilhe objetos, como talheres ou copos;

– Após tocar em objetos que estejam sendo compartilhados com outros convidados (ex: utensílios para servir a comida, jarras e garrafas), lave as mãos com água e sabão ou álcool.

Pessoas que devem evitar os encontros. Se pretende receber convidados ou celebrar em

outro local, verifique se você está com sintomas relacionados à Covid-19 ou já tem o

diagnóstico da doença e ainda está no período de 14 dias desde que teve os primeiros sintomas relacionados à Covid-19 (mesmo que não tenha feito um teste de diagnóstico). Além disto, observe se você manteve contato com alguém que teve a doença nos últimos 14 dias e se faz parte ou mora com alguém que faz parte do grupo de risco para casos graves de Covid-19 (portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica em estágio avançado,

imunodepressão provocada pelo tratamento de doenças autoimunes, como lúpus ou câncer; pessoas acima de 60 anos de idade, fumantes, gestantes, mulheres em resguardo e crianças

menores de 5 anos).

Mantenha o isolamento domiciliar. Não convide pessoas para sua casa, não faça visitas, nem frequente eventos. Se proteja e proteja sua família. Fique em casa e celebre apenas com as pessoas que já moram com você. O momento não é de festas, aglomerações ou viagens. O número de vítimas fatais pela Covid-19 só aumenta e os leitos de hospitais estão chegando a 100% da ocupação. Fique em casa e, se precisar, use máscara.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *