Prefeitura Municipal continua realizando ações de conscientização da Campanha Novembro Azul

Secretaria Municipal de Saúde intensificou durante o mês de novembro as ações de cuidado com a saúde de homem e, sobretudo, com a prevenção do câncer de próstata em Pereira Barreto.

A Prefeitura da estância Turística de Pereira Barreto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando diversas ações neste mês no município com atividades alusivas a Campanha Novembro Azul. Foram realizadas ações no Ponto de Atendimento de Saúde do Complexo Hortifrutigranjeiro e na UBS “Kazuo Namiki”, localizada no KM 11.

Orientações de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata foram abordadas pelos profissionais da saúde à população dos locais visitados, os participantes que compareceram ao encontro puderam tirar duvidas sobre a doença, logo após um delicioso café da manhã foi oferecido gratuitamente. Outras ações deste segmento serão ofertadas a população, até o final deste mês em Pereira Barreto.

A alta incidência da doença no Brasil mostra que as ações preventivas e o acesso à informação são de extrema relevância. De acordo com a SBU, anualmente, há aproximadamente 70 mil novos casos de câncer de próstata no País. Um novo caso é registrado a cada 7 minutos, causando a morte de quase 14 mil brasileiros por causa desta doença.

A Campanha Novembro Azul busca orientar a população masculina, principalmente, sobre o câncer de próstata. Preconceito, falta de informação, ideias equivocadas são algumas das características do comportamento masculino quando o assunto é saúde, sobretudo quando envolve a próstata. O assunto é delicado, por isso, surgiu a ideia de desenvolver uma campanha especialmente voltada ao esclarecimento do tema e quebra de paradigmas, para mudar de vez o cenário nacional, que traz números cada vez mais alarmantes sobre o câncer de próstata.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens. As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas. Embora apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.

Este é um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.