Prefeitura Municipal dá dicas de como manter a saúde infantil através da nutrição

Ações simples podem garantir uma vida mais saudável para as crianças.

 

 A nutrição infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças e dos bebês. Algumas dicas simples adotadas no cotidiano podem garantir uma vida mais saudável para os pequenos.

 

Primeiramente, é importante lembrar que a nutrição começa desde a gestação. Afinal, é a partir daí que a nossa vida vem a se desenvolver. Uma alimentação saudável e equilibrada garante o bom estado nutricional da mãe e reflete na qualidade da gestação e saúde de seu filho.

 

A nutrição infantil se inicia a partir do parto, no momento em que nascemos. E ouvimos muito falar sobre a importância do aleitamento materno. Então, vamos explicar resumidamente o motivo dessa importância: ele contém todos os nutrientes e anticorpos necessários para garantir o crescimento saudável da criança, principalmente relacionado na prevenção de diarreias, otites e pneumonias e no desenvolvimento do sistema imunológico (nosso sistema de defesa contra doenças). E segundo a Organização Mundial da Saúde, o aleitamento materno é importante até os 2 anos de idade ou mais e deve ser o único alimento até os 6 meses, isso quer dizer, não existe a necessidade de dar chá ou água para a bebe durante esse período. É importante lembrar que a livre demanda é essencial para que a amamentação dê certo, para você e para o bebe.

 

Passados os 6 meses de aleitamento materno exclusivo, devemos começar a complementar o amamentação com a papinha de frutas e salgada, que devem ser amassadas com o garfo e não batidas no liquidificador, para começar a estimular ainda mais a mastigação e os músculos da face.

 

Além disso tudo, o aleitamento materno ajuda, de forma eficiente, na perda de peso da mãe após a gestação e, mais importante ainda, é uma forma muito importante para fortalecer o vínculo entre mãe e filho, sendo o papel da mãe considerado um dos fatores que determinam a saúde da criança.

 

Existem alguns mitos que surgem durante esse período e que precisam ser quebrados, como por exemplo:

 

– Não é necessário consumir leite de vaca para produzir mais leite. A produção está ligada com a demanda do bebê. Ingira bastante água ao longo de todo o dia.

– Não existe leite fraco, é preciso verificar se o bebe está conseguindo realizar a sucção de forma adequada.

– Amamentação não é um “bicho de sete cabeças”, é importante descansar, pois quanto mais relaxada e tranquila a mãe estiver, mais fácil será este processo.

 

Então, é importante tentar corresponder às expectativas do seu filho, e faça por ele o que ele faz sem reservas para você: se entregue. Se deixe levar pela vontade de pegá-lo no colo. A sensação de perda da antiga vida acontece sim. Mas deixe ir. Sinta. Permita-se. Agora é muito importante!

 

Permita-se também não dar conta de tudo. Foque no que é mais importante, no seu papel atual: ser a provedora do alimento que seu filho necessita.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]