Prefeitura Municipal destaca a importância da saúde bucal na qualidade de vida das pessoas

No mês de outubro comemora-se o mês da saúde Bucal.

A saúde bucal é importante porque a maioria das doenças, e a própria saúde começam pela boca. A saúde bucal constitui parte da saúde geral, não podemos separar a boca do resto do organismo da pessoa, eles estão interligados, por isso é fundamental mantermos nossas bocas em condições favoráveis e termos uma boca saudável.

Paciente com dor, com desconforto e tendo dificuldade em se alimentar, ele passa a ter um aspecto negativo nessa qualidade de vida, diminuindo seu bem estar ou sua felicidade individual.

Já quando a estética dental ela é comprometida, ela influencia na autoestima e na autoconfiança da pessoa, principalmente quando se busca uma vaga de emprego. A alta competividade no mercado de trabalho, fez com que a boa aparência, refletida através de um sorriso bonito, tornou-se um diferencial de peso.

Hoje em dia seja qual for a idade, podemos observar a preocupação das pessoas com a estética, até na infância, a estética no contexto psicossocial, possui relação direta com a auto imagem e autoestima, interferindo no desenvolvimento emocional da criança.

Um sorriso bonito, com a presença de dentes brancos, influi na autoestima da pessoa, sendo que aqueles desprovidos dessa  condição, sentem-se excluídos. Atendo muito no consultório pacientes com problemas bucais, eles não sorriem, não tiram fotos, e tem os que não vão em festas, eles se excluem.

Não importa a idade, os problemas bucais acarretam consequências negativas na autoestima e na autoconfiança do individuo, repercutindo sobre a sua qualidade de vida.

A prevenção é muito importante, para tanto é preciso visitar periodicamente o dentista. Outro conselho é a alimentação saudável, com pouca ingestão de açucares, esse é o primeiro passo para a saúde bucal.

Há ainda outros fatores essenciais que devem ser levados em conta: Higiene oral correta, por meio de escovação dos dentes e da língua, uso de fio dental para alcançar regiões que a escova não alcança, e o uso de enxaguatório bucal.

Devemos manter esses cuidados diariamente, tendo boas práticas de higiene bucal para que possam manter a saúde de nossos dentes e gengivas, para enfim promovermos a tão almejada saúde.

Cuidando de seus dentes e gengivas você estará conservando sua saúde e bem estar, pois com bons dentes e bom hálito é muito mais fácil se relacionar com a sociedade.