Prefeitura Municipal deu início à Campanha de Tuberculose nesta segunda-feira

Tosse por mais de três semanas é sinal de alerta. Quanto antes for iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto deu início nesta segunda-feira (2) à Campanha de Combate a Tuberculose. Até o dia 15 de Março ocorrerá a Campanha de intensificação de Busca ativa de sintomáticos respiratório do Estado de São Paulo. Em caso de tosse há mais de três semanas, é fundamental procurar uma Unidade de Saúde. O Brasil é o 16º país com maior incidência de tuberculose no mundo. Desde o surgimento da pandemia de HIV/SIDA (AIDS) na década de 1980 a infecção por tuberculose voltou a ser uma grande preocupação, já que pacientes imunossuprimidos são muito susceptíveis ao bacilo de Koch. No Brasil, segundo dados do governo federal, a tuberculose é a terceira causa de mortes por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com AIDS. Atualmente 1/3 da população mundial está infectada pelo bacilo de Koch.

O que é a Tuberculose?

É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É causada pelo Bacilo de Koch (BK).

Quadro típico de tuberculose Pulmonar: febre com suores e calafrios noturnos, dor no peito, tosse com expectoração, por vezes com raias de sangue, perda de apetite, prostração e emagrecimento que chega a 10 ou 15 kg em algumas semanas.

O sintoma mais frequente da tuberculose pulmonar no adulto é a tosse. Toda pessoa que apresente tosse com duração de três semanas ou mais é chamada de sintomático respiratório e deve procurar uma unidade de saúde (UBS) para verificar a confirmação de tuberculose.

O doente pode apresentar todos esses sintomas, mas pode ter somente uma tosse que às vezes até passa despercebida. “Muitas vezes as pessoas pensam que sua tosse é ‘comum’, porque são fumantes, ou que é uma bronquite ou gripe mal curada, e não dão importância”.

Transmissão da tuberculose

A tuberculose se transmite pelo ar, por contato com secreções respiratórias contaminadas, habitualmente através da tosse.

Estima-se que uma pessoa infectada com tuberculose pulmonar, se não tratada, pode contaminar outras 15 no intervalo de um ano.

Fatores de risco para tuberculose

Os indivíduos com as características abaixo são aqueles com maior risco de desenvolver tuberculose após contato com alguém contaminado:

– Idosos.

– Diabéticos.

– Alcoólatras

– Insuficientes renais crônicos.

– Doentes com neoplasias ou sob quimioterapia.

– Transplantados.

– Portadores do vírus HIV

A população prisional também é uma das mais susceptíveis a infecção, devido à contínua exposição à bactéria em ambientes fechados.