Prefeitura Municipal e FOA-UNESP irão implantar nas creches municipais o Projeto “Saúde Bucal na Primeiríssima Infância”

Unidades escolares de Pereira Barreto irão receber ações para prevenir cáries nos alunos do município.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto em parceria com a Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(FOA–UNESP) promovem nesta quarta-feira (18) o início do Projeto “Saúde Bucal na Primeiríssima Infância” nas creches da Rede Municipal de Ensino. O Projeto “Saúde Bucal na Primeiríssima Infância” tem como meta a redução do percentual de crianças com cáries na faixa etária de 0 a 3 anos, matriculados nas unidades escolares de Pereira Barreto.

Educadoras, professoras, mães, gestantes, agentes comunitários de saúde e líderes comunitários serão matriciados e empoderados por cirurgiões-dentistas acompanhados por alunos do curso de Odontologia da UNESP, na prevenção e controle de doenças bucais e cáries em crianças de 0 a 3 anos, como instrumento de promoção do desenvolvimento integral da criança, chegando até a 90% de crianças livres de problemas relacionados com a saúde bucal até 2016.

Para o Prefeito Arnaldo Enomoto, este é mais um projeto fundamental para as crianças de Pereira Barreto: “com esta parceria com a UNESP de Araçatuba, ampliamos ainda mais a nossa atenção com o desenvolvimento nos primeiros anos de vida das nossas crianças em relação à saúde bucal, tão importante nesse período de vida. Também qualificamos ainda mais nossos professores, em relação à identificação de problemas relativos à higienização bucal dos nossos alunos. Esse é, com certeza, um projeto de médio prazo, que será executado com todo o apoio da Administração Municipal, envolvendo dois setores fundamentais na promoção da qualidade de vida: saúde e educação” salientou o Chefe do Executivo.