Prefeitura Municipal está promovendo a Semana da Saúde em Movimento

Diversas atividades estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde de Pereira Barreto e nas Escolas Municipais.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto está promovendo a 2ª Semana da Saúde em Movimento, que aborda alguns temas comemorativos do mês de Abril com o intuito de chamar atenção da população para a prática da promoção da saúde. Os temas abordados são o Dia mundial da Atividade Física (06), o Dia Mundial da Saúde (07), a Semana Nacional de Humanização (07 a 11), a Semana de Mobilização da saúde na Escola (07 a 11) e a Semana de Mobilização Contra a Dengue.

Durante esta semana estão sendo realizadas nas unidades básicas de saúde, ginástica laboral e exposição de fotos de trabalhos realizados pelas equipes de saúde da família e nas escolas da rede municipal os alunos estão elaborando trabalhos e apresentações sobre os temas do evento e praticando atividades físicas e no dia 11 (sexta-feira) acontecerá o evento Saúde em Movimento na praça da bandeira para toda a população onde os alunos das escolas municipais realizarão as apresentações elaboradas durante a semana e  a exposição de cartazes realizados por eles. O evento contará com a presença do prefeito, vice e secretários para o cerimonial de abertura e iniciará com caminhada da saúde pelo calçadão e após iniciarão as atividades: avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, atividades físicas, pula-corda, pula-pula, futebol, vôlei, escorregador inflável para as crianças.

O evento de Promoção da Saúde tem como objetivo, sensibilizar e estimular a população para a importância da pratica diária de exercícios físicos, promovendo a saúde e bem estar da população assim como o exercício da alimentação saudável e a prevenção e contenção dos focos de dengue no município.

Uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida e saúde de um indivíduo e pode ser determinada pela própria biologia humana, pelo ambiente físico, social e econômico a que está exposto e pelo seu estilo de vida, isto é, pelos hábitos de alimentação e outros comportamentos que podem ser benéficos ou prejudiciais. É conhecido que uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos, o bem-estar emocional e o ambiente em que vive, são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado e por isso a promoção da saúde vem sendo cada vez mais estimulada.