Prefeitura Municipal está realizando ações de conscientização da Campanha Dezembro Vermelho

Todas as unidades básicas de saúde de Pereira Barreto estão realizando testes rápidos, procure uma UBS, mas perto de você e realize o teste, fique-sabendo.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando neste mês a Campanha Dezembro Vermelho, que visa orientar a população sobre prevenção e ao enfrentamento ao vírus HIV/AIDS e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão realizando testes rápidos HIV, Sífilis e Hepatites B e C,além de orientações sobre o vírus.

Outras ações alusivas ao tema serão realizadas em Pereira Barreto neste mês, como campanhas educativas nas unidades básicas de saúde,realização de eventos que tratem do tema e veiculação de campanhas nos meios de comunicação. O HIV não tem cura, mas tem tratamento e pode evitar que muitas pessoas chegue ao estágio avançado do vírus no organismo e desenvolva a AIDS.

Dados divulgados pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS ( UNAIDS) do ano de 2018 aponta que cerca de 7.000 mil mulheres jovens entre 15 e 24 anos são infectadas pelo vírus HIV toda semana no mundo.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância do diagnostico da sífilis neste mês, um indivíduo pode ter sífilis e passar muito tempo sem sentir nenhum sintoma, no entanto é altamente transmissível nas relações sexuais igualmente ao HIV. A Sífilis tem cura, e o tratamento é realizado pela rede pública de saúde. No caso de sífilis é indispensável que o parceiro seja tratado para não haver a recontaminação.

Dados do Ministério da Saúde aponta um número crescente de aumento de novos casos no País relacionado as hepatites,a Hepatite B é uma doença contagiosa, que pode ser transmitida por meio de compartilhamento de materiais, tais como, agulhas, seringas, instrumentos de manicure e pedicure, maquiagens definitivas, piercings entre outros. Já a Hepatite C é transmitida por meio de contato com sangue contaminado.

A equipe de saúde informa que pessoas entre 0 e 49 anos, devem tomar 03 doses da vacina contra a Hepatite B. A Rede Pública de Saúde de Pereira Barreto também oferece teste rápido para diagnostico das Hepatites B e C e Sifilis. A Campanha Dezembro Vermelho tem como foco a prevenção,assistência e promoção dos direitos humanos dos pacientes. Faça o teste rápido, fique sabendo!