Prefeitura Municipal inicia a segunda fase da Campanha de Vacinação Contra o HPV

Pré-Adolescentes com idade entre 11 e 13 anos devem tomar a vacina na UBS mais próxima.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto iniciou nesta semana a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o HPV. A primeira fase da vacinação aconteceu no primeiro semestre deste ano, e nesta segunda etapa estão sendo meninas com idade entre 11 e 13 anos. A vacinação está sendo realizada em todas as UBS do município, a meta é atingir 80% das pré-adolescentes com a faixa etária citada.

Até 2016, o objetivo do Ministério da Saúde é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país.

Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.