Prefeitura Municipal inicia amanhã a Campanha de Vacinação Contra a Gripe em três pontos do município

Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira (23) a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A informação que circula em grupos de WhatsApp que fala em vacinação sendo aplicada por ordem alfabética é falsa e não deve ser compartilhada e levada a sério. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e profissionais da saúde. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos, até o dia 22 de Maio. O Dia “D” de Mobilização para a Vacinação acontece no dia 9 de Maio, porém essa data ainda pode ser alterada por conta da crise do coronavírus que acomete o país.

A Secretaria Municipal de Saúde definiu 3 pontos do município para ocorrer a vacinação nos idosos. Os locais são abertos, de fácil circulação e irão evitar aglomerações de pessoas, justamente para evitar qualquer risco de disseminação do Covid-19 na população acima de 60 anos, que inclusive, faz parte do grupo de risco do coronavírus. A vacinação acontece a partir das 8h e a Secretaria Municipal de Saúde pede para que a população evitem ficarem próximos um dos outros e também evitar contato físico, além de cobrir a boca com os cotovelo

Confira os pontos de vacinação e qual público será vacinado em cada local:

– Praça da Bandeira “Com. Jorge Tanaka – idosos atendidos nas regiões das UBS do bairro Lapinha e do bairro Vila Marão;

– Quadra Poliesportiva da EMEB “Maria Elza de Aguiar Domingues” – idosos nas regiões da UBS do bairro Nova Veneza;

– Academia de Saúde do bairro Jardim Paraíso – idosos atendidos nas regiões da UBS dos bairros Jardim Ipê e COHAB.

Aos profissionais da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde determinou que os profissionais da Prefeitura Municipal procurem suas UBS, os trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia serão vacinadas no próprio local e os outros profissionais da Saúde, como farmaceuticos, dentistas, dentre outros, também podem procurar suas UBS de referência. Na Praça da Bandeira, quadra da EMEB “Maria Elza de Aguiar Domingues” e Academia de Saúde do bairro Jardim Paraíso, a vacinação será realizada apenas para as pessoas acima de 60 anos.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de Abril para Março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de Maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.