Prefeitura Municipal pede atenção à população com os escorpiões

Animal peçonhento causa diversos acidentes domésticos.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto alerta a população do município para os riscos causados pelos escorpiões. O escorpião é um animal invertebrado artrópode que pertence à ordem Scorpiones estando enquadrado na classe dos aracnídeos. São animais peçonhentos que injetam seu veneno por meio de um ferrão. Picam quando se sentem ameaçados. São carnívoros – praticam o canibalismo, pois quando não consegue alimento podem devorar a mesma espécie. Têm hábitos noturnos, com pouca visão desenvolvida e localizam suas presas pelo tato.

São conhecidas cerca de 1.700 espécies de escorpiões em todo continente com exceção da Antártida. 25 espécies são de importância para a saúde pública, sendo que as espécies mais importantes para a Saúde pública é o escorpião Tityus serrulatus (escorpião amarelo ) e o escorpião Tityus bahiensis (escorpião preto).

A espécie predominante em Pereira Barreto é o Tityus serrulatus (escorpião amarelo). Esta espécie é partenogêneses, ou seja, espécies formadas somente por fêmeas que reproduzem sem a necessidade da presença do macho, os óvulos se transformam em embriões. Os escorpiões vivem em média de 3 a 4 anos

Os escorpiões são carnívoros, sua alimentação é baseada em animais invertebrados, tais como: cupins, grilos, baratas, moscas, mutucas e outros, e também de outro aracnídeo, a aranha. Podendo passar até um ano sem comer e consumindo pouquíssima água ou quase nada durante toda sua vida. Seus predadores naturais são lacraias, seriemas, corujas, gaviões, sapos, camundongos, algumas formigas e até mesmo os próprios escorpiões.

Passam o dia escondidos sob pedras, telhas, tijolos velhos, troncos caídos, cupinzeiros, calhas, construções, barrancos, etc. A noite pode esconder-se dentro de calçados ou peças de roupas, provocando acidentes.

Os sintomas mais comuns quando uma pessoa leva uma picada de escorpião é a dor no local da ferroada, é uma dor imediata intensa que aos poucos vai se espalhando, podendo ocasionar febre, vômito, suor intenso.

O tratamento é realizado a partir de uma aplicação no local da ferroada, de anestésico (lidocaína a 2%) e soro anti–escorpiônico, Avaliação médica, ficando em observação no período de seis horas para o devido tratamento hospitalar. Sendo que a identificação do escorpião: facilita o diagnóstico e o tratamento.

O grau de gravidade do acidente com o escorpião pode ser faltam em crianças, devido a menor massa corpórea e também em idosos pelo estado natural de velhice. Nas demais faixas etárias, a toxidade do veneno depende de diversos fatores, principalmente a espécie do escorpião e a quantidade de peçonha injetada (liquido tóxico).

Para evitar os escorpiões nas residências, deve-se:

– Manter limpos quintais e jardins: não acumulando folhas secas , lixo domiciliar e acúmulo de entulhos de materiais de construção .

– Remanejar, periodicamente, com luvas de couro, materiais de construção que estejam armazenados.

– Evitar plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras junto a paredes e muros das casas;

– Examinar roupas em geral, calçados, toalhas de banho e de rosto, antes de usá-las,

– Manter berços e camas afastados das paredes e evitar que mosquiteiros e roupas de cama se encostem no chão

– Limpar terrenos baldios situados nas redondezas de imóveis ocupados,

– Eliminar superfícies que estejam sem revestimento, umidade e vazamentos.

Caso haja o munícipe encontre algum escorpião em sua residência, a pessoa deve levar o escorpião na UBS que ele pertence e preencher a ficha de notificação de escorpião. A ficha é disparada para a equipe municipal de Vetores. A equipe municipal vai ao local da notificação, orienta sobre as medidas preventivas e pulveriza, fazendo uma barreira protetiva com o inseticida DEMAND nas residências. Se na quadra houver somente uma notificação é pulverizado o local do notificante e os vizinhos que faz divisa com o imóvel. Se houver mais de uma notificação na quadra é pulverizada a quadra inteira.

A utilização de inseticida não elimina a maioria dos escorpiões, portanto, só será eficiente com a adoção permanente das medidas preventivas recomendadas.