Pessoas com deficiência sofrem com o preconceito e a falta de condições para conviverem de maneira adequada.
A pessoa com deficiência é muitas vezes infantilizada e inferiorizada, encontrando-se em situação de vulnerabilidade social que a expõe riscos à saúde. Porém todos os seres humanos tem uma dificuldade.
No caso da deficiência o que acontece é que a sociedade é deficiente, pois ela não é adaptada a todos, se as politicas de garantias de direitos fossem efetivas, os deficientes não teriam dificuldades para se locomover, trabalhar estudar e se divertir. O olhar sobre o deficiente tem que mudar, afinal, são pessoas como quaisquer outras.
Temos o exemplo das paraolimpíadas, os atletas paraolímpicos são provas de superação do ser humano, desde que seja oferecido um ambiente adequado e possibilidades de desenvolvimento. O que precisamos é de uma sociedade acessível e que se supere, assim como as pessoas com deficiência.
Pensando nas dificuldades existentes para esta classe de pessoas, que a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto está adequando as unidades Básicas de Saúde para facilitar o acesso e melhorar o acolhimento do usuário portador de necessidades especiais.