Prefeitura Municipal promoveu o Movimento Saúde Mais Dez

Saúde+10

Mobilização aconteceu nesta segunda-feira no Calçadão Municipal

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto promoveu nesta segunda-feira (8) o Movimento Saúde Mais Dez. A mobilização aconteceu no Calçadão Municipal e os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde recolheram assinaturas dos cidadãos pereira-barretenses visando contribuir para o movimento em defesa da saúde pública no Brasil.

No dia 13 de março de 2012, na sede do Conselho Federal de Psicologia, em Brasília – DF, numa histórica reunião de ampla participação de diversas entidades representativas da sociedade brasileira, como a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a OAB, firmou-se o início do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública. O objetivo desse movimento é a coleta de assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar no 141, de 13 de janeiro de 2012.

Essa iniciativa visa agregar, de maneira contínua e crescente, as entidades organizadas e as diversas instituições, abrangendo toda a nossa sociedade, nas cidades e no campo, e, principalmente, cada cidadã e cada cidadão brasileiros, no esforço cívico de encaminhar à Câmara Federal o mínimo de 1,5 milhão de assinaturas para a execução do citado projeto de lei de iniciativa popular, que é uma conquista popular garantida na Carta Magna brasileira. Entende-se que a justeza dessa proposição alcançará milhões de mentes e consciências, numa ampla mobilização nacional, de caráter suprapartidário, exigindo a definitiva priorização da saúde como bem maior de uma nação soberana, que cuida do seu povo e garante os seus direitos constitucionais. Fundamentalmente, firmará o compromisso de toda a sociedade no decisivo controle social da saúde, que exige a transparência e a correta aplicação desses recursos no Sistema Único de Saúde – SUS garantindo um sistema justo e de qualidade para o povo brasileiro.