Prefeitura Municipal prossegue com a Campanha de Vacinação contra o HPV

Vacinação é voltada para meninas de 9 a 11 anos de idade.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto continua realizando a Campanha de Vacinação Contra o HPV. Profissionais da equipe municipal de saúde estão realizando a aplicação da segunda dose da vacina HPV para meninas de 9 a 11 anos.

A infecção pelo HPV é a principal causa de câncer de colo de útero nas mulheres. A cada ano no Brasil surgem 15 mil novos casos de câncer de colo de útero e cerca de 5 mil mulheres morrem por esta doença.

A vacina é a principal forma de prevenção por isso é importante que toda menina de 9 a 11 anos receba as três doses da vacina HPV. A vacina é segura, gratuita e está incluída no calendário nacional de vacinação.

As meninas de 12 a 13 anos que ainda não receberam a primeira dose devem procurar as unidades de saúde acompanhadas de seus responsáveis para tomar a vacina. E lembre-se que não adianta tomar apenas 1 dose somente com todas as doses a adolescente ficará imunizada.

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer do colo de útero e verrugas genitais. Os tipos 16 e 18 causam em torno de 70% dos casos de câncer de colo de útero. Já os tipos 6 e 11 são encontrados na maioria das verrugas genitais.

O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição, e a sua transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma de transmissão é pelo contato sexual, mas também poderá ser transmitido de mãe para filho durante o parto.

A vacinação contra o HPV é a forma mais eficiente de se proteger contra o câncer do colo de útero. Para prevenir, é preciso vacinar as adolescentes de 9 a 11 anos com esquema completo. E também é importante fazer o exame de preventivo (papanicolaou) na idade de 25 a 64 anos ou a partir do momento que iniciar a vida sexual.

Estudos mostram que a vacina tem maior eficácia se for administrada em adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, pois, nessa idade, há maior produção de anticorpos contra o HPV que estão incluídos na vacina.

A vacina HPV é uma vacina muito segura, desenvolvida por engenharia genética. Pode, raramente, ocasionar reações como dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação. Ocasionalmente, podem ocorrer dor de cabeça, mal estar e desmaios (síncope), que são relacionados à ansiedade ou ao medo da aplicação da vacina – reação mais comumente apresentada em adolescentes. O importante é que, depois, todas ficam bem.

A síncope mais frequente é a síncope vasovagal, comum em pessoas com alguma particularidade emocional, geralmente desencadeado por dor intensa, medo da injeção ou um choque emocional súbito, por exemplo. Até o momento, não há conhecimento de nenhum efeito colateral grave relacionado à vacinação contra HPV.