Prefeitura Municipal realizou atividade especial na UBS do Bairro Jardim Ipê na sexta-feira

Atividade integrou as ações relativas à Campanha Outubro Rosa.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto promoveu na manhã da última desta sexta-feira (21) uma atividade especial na Unidade Básica de Saúde “Celestino de Carvalho”, localizada no bairro Jardim Ipê. A atividade integrou as ações desenvolvidas no município como parte da Campanha Outubro Rosa, que está realizada ao longo deste mês.

Os profissionais da equipe municipal de saúde realizaram uma caminhada com as mulheres atendidas na UBS do bairro. Em seguida, foi realizado um ciclo de palestras com a médica Elisa Melo.

Após as atividades, foi servido um café da manhã especial para as participantes que contou também com o sorteio de brindes.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada no mês de Outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.No Brasil, as taxas de mortalidade pela enfermidade continuam elevadas, exigindo cada vez mais atenção à sociedade do diagnóstico precoce, que, aliado ao tratamento, possibilita melhores resultados.

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente, ocorrendo o crescimento anormal das células mamárias. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres mundialmente.

A doença apresenta alguns fatores de risco, tais como:

– histórico familiar da doença,

– idade entre 40 a 69 anos (isso porque a exposição ao hormônio estrógeno está no auge nessa faixa etária).

– menstruação precoce,

– menopausa tardia,

– colesterol alto, dentre outros.

Existem exames que podem diagnosticar o câncer de mama, como a mamografia, ressonância magnética, ecografia e biopsia do tecido coletado.

Procure seu médico. Ele irá lhe orientar qual o exame mais adequado para o seu caso.

O tratamento dependerá do tipo e do estadiamento da doença que a pessoa for acometida; podendo ser com radioterapia, quimioterapia, hormonoterapia e às vezes até a retirada da mama.

Por isso, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Procure a sua UBS e faça os exames preventivos.

Uma observação muito importante. O câncer de mama, também acomete os homens, por isso, qualquer sinal de alerta procure sua UBS e tire todas as suas dúvidas.

Prevenir é o melhor caminho.