Prefeitura Municipal realizou diversas ações para o combate da Hanseníase em Outubro

Doença é infectocontagiosa e causada por um bacilo.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizou ao longo do último mês de Outubro, uma campanha de prevenção contra a hanseníase, mais conhecida como lepra. A campanha foi fomentada através de diversas orientações para a população, através de palestras, visitas dos agentes comunitários de saúde, exposição de painéis ilustrativos.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante. É causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae, ou Bacilo de Hansen. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.

O período de incubação que varia, em média, entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.

Com o avanço da doença, o número de manchas ou o tamanho das já existentes aumenta e os nervos ficam comprometidos, podendo causar deformações em regiões, como nariz e dedos, e impedir determinados movimentos, como abrir e fechar as mãos. Além disso, pode permitir que determinados acidentes ocorram em razão da falta de sensibilidade nessas regiões.

O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Exames laboratoriais como a biópsia pode ser necessário.

A transmissão da hanseníase é feita a partir de um bacilo chamado Mycobacterium leprae, um parasita intracelular que apresenta afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos.

Os pacientes com a doença e sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolvem a hanseníase. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoecem.

Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos), dentre outros.

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

A prevenção da hanseníase baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.

Qualquer dúvida procure a UBS a qual você pertence, pois o quanto antes descobrir a doença, mais rápido vai se curar. O tratamento é gratuito no Sistema Único de Saúde.