Prefeitura Municipal realizou treinamento com servidores municipais sobre sarampo

Objetivo foi capacitar os profissionais para o atendimento dos casos suspeitos de Sarampo, minimizando assim a cadeira de transmissão e evitar complicações e agravamentos.

A Prefeitura Municipal de Pereira Barreto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma capacitação sobre Sarampo com o tema: Situação Epidemiológica do Sarampo 2019. A atividade foi realizada no mês de Setembro, na Sala de Reunião da US III (Centro de Saúde).

Entre o público-alvo estiveram médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e farmacêuticos/bioquímicos. Segundo o serviço de vigilância epidemiológica de Pereira Barreto e Direção da Atenção Básica, o objetivo foi capacitar os profissionais para o atendimento dos casos suspeitos de Sarampo, minimizando assim a cadeira de transmissão e evitar complicações e agravamentos.

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que se apresenta com febre, tosse, coriza, conjuntivite e exantema maculopapular (manchas avermelhadas). Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve evitar o contato com outras pessoas e procurar imediatamente a Unidade de Saúde a que pertence ou Unidade de Pronto Atendimento. A transmissão é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar e que permanecem dispersas no ar, principalmente em ambientes fechados como, por exemplo: escolas, creches, clínicas, meios de transporte. As pessoas infectadas são geralmente contagiosas cerca de 6 dias antes do aparecimento da erupção cutânea até 4 dias depois.

Em Pereira Barreto foi confirmado 01 caso de sarampo, porém encontra-se em investigação 07 casos suspeitos notificados, aguardando resultados de exames confirmatórios do IAL – Instituto Adolfo Lutz de Araçatuba. Neste momento a orientação é que pessoas que tenham dúvidas em relação à sua carteirinha de vacinação, que procure sua Unidade de Saúde para verificação das doses da Vacina SCR (Tríplice Viral – Sarampo, Caxumba e Rubéola), e se necessário de acordo com o Programa Nacional de Imunização – PNI, possível atualização. A vacina encontra-se disponível em todas as unidades de saúde do município.

A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. No calendário de vacinação de rotina:

– Pessoas com idades entre 01 ano e 29 anos devem ser vacinadas por duas doses;

– Para a faixa etária de 30 a 59 anos, a dose da vacina é única; e os profissionais de saúde também devem receber duas doses, em qualquer faixa de idade.

De acordo com a NOTA INFORMATIVA Nº191/2019CGPNI/DEIDT/SVS/MS todas as crianças de seis meses a menores de um ano de idade devem ser vacinadas com uma dose de tríplice viral, devendo manter as recomendações estabelecidas no calendário nacional de vacinação.

As medidas de prevenção incluem:

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

– Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel;

– Não compartilhar copos, talheres e alimentos;

– Procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos;

– Sempre que possível, evitar aglomerações ou locais pouco arejados;

– Manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Tomar a vacina tríplice viral que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.