Prefeitura Municipal vem desenvolvendo ações para evitar a dengue

Neste ano, foram 368 casos notificados da doença.

Trabalho de Conscientização foi desenvolvido com alunos das EMEIs de Pereira BarretoA Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto vem desenvolvendo ao longo deste mês de Dezembro, diversas ações visando combater os criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Durante esta semana, foram realizadas ações educativas sobre a Dengue enfocando sinais e sintomas da doença, medidas de prevenção, criadouros e o ciclo evolutivo e características do mosquito transmissor, nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

Foram desenvolvidas juntamente com os alunos de Pereira Barreto, ações pedagógicas com confecções de cartazes além da apresentação de um filme educativo sobre o tema: Sai fora Dengue.

A Secretaria Municipal acredita que as ações desenvolvidas com as crianças são muito importantes, já para elas terem o conhecimento sobre essa grave doença e que sejam multiplicadores desse conhecimento em seu dia a dia, nas suas casas, com suas famílias e amigos.

As ações na Rede Municipal tem prosseguimento com orientações voltadas aos alunos das Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBS). Estão sendo realizadas ações pactuadas no Programa Risco Zero para Dengue, com mutirões educativos onde os alunos e professores realizam a vistoria na escola recolhendo todos recipientes que possam ser criadouros do mosquito como copos descartáveis, embalagens plásticas, dentre outros. Os alunos das EMEBS ainda desenvolvem atividades envolvendo música, teatro e diversas brincadeiras.Trabalho de Conscientização foi desenvolvido com alunos das EMEIs de Pereira Barreto

A Prefeitura Municipal também confeccionou cartazes que serão expostos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e prédios públicos para divulgação da doença e como combate-la, visando a conscientização da população.

Os profissionais da saúde participaram também de entrevistas nas rádios de Pereira Barreto, e neste Sábado (14), no período da manhã, será realizada a divulgação de alerta sobre a dengue aos munícipes.

A situação é de alerta total, já que o período do ano é um momento crítico com chuvas e temperaturas elevadas, fatores que favorecem a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

É necessário que cada morador realize a vistoria em seus imóveis no mínimo uma vez por semana para eliminar os criadouros, que são todos os recipientes com água parada.

A chegada das férias e da época das festas de fim de ano aumentam o número de pessoas que circulam por Pereira Barreto, fazendo também aumentar o número de possíveis criadouros do mosquito, como garrafas PET.

Toda a população também deve estar alerta quanto aos primeiros sinais e sintomas da doença, procurando a UBS mais próxima de sua residência para buscar tratamento imediato. A dengue é uma doença séria que pode matar.

Até o dia 10 de Dezembro foram notificados 368 casos positivos de dengue em Pereira Barreto. A dengue é uma luta que deve ser combatida por todos.