Realização do Teste da Linguinha é obrigatório por lei desde o fim do ano passado

Procedimento é importante para corrigir logo cedo problemas que limitam a sucção da criança durante a amamentação e também evita que o bebê cresça com dificuldades na fala.

A detecção de problemas na primeira infância é fundamental para um diagnóstico precoce, o que garante uma melhor qualidade de vida à criança. Paralelamente a outros testes, o teste da linguinha tem se mostrado primordial no primeiro mês de vida do bebê.

O teste da linguinha é um exame feito em crianças de até 6 meses para diagnosticar a presença da língua presa e o grau de limitação dos movimentos causado por ela, que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.

O teste da linguinha é eficaz, rápido e não dói. Esse procedimento é importante para corrigir logo cedo problemas que limitam a sucção da criança durante a amamentação e também evita que o bebê cresça com dificuldades na fala.

O teste é simples e indolor. O profissional examina com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo. Observa-se também a amamentação da criança, pois bebês com alteração no frênulo têm um número menor de sucção, pausas mais longas e um tempo maior de amamentação.

A recomendação é de que o teste seja realizado no primeiro mês de vida do bebê. Ele pode ser realizado em qualquer idade, mas quando mais cedo for realizado e diagnosticado o problema é melhor, para que a amamentação não seja substituída pela mamadeira.

Quando o bebê tem a língua presa, apresenta alterações na sucção, mama com dificuldade e não ganha peso adequadamente. Desta forma, irá trocar o seio pela mamadeira, o que não é recomendado nos primeiros meses de vida.

Na infância, a língua presa faz com que a criança tenha problemas na fala, o que gera desconforto na escola.

O problema sendo identificado, a criança deverá passar por uma pequena cirurgia para corrigir o problema. A intervenção chama-se frenectomia, ou simplesmente pique, que consiste em um pequeno corte no frênulo da língua.

Bebês que mordem o bico do seio da mãe ao mamar, não conseguem colocar a língua para fora ou, quando colocam, ela está arredondada ou bifurcada( forma de coração). Esses são alguns sinais de que o recém-nascido pode ter a língua presa (encurtamento do frênulo da lingual).

A Lei Nº 13.002, de 20 de Junho de 2014, obriga a realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês.