Reunião para fomentação do Comitê Municipal de Mobilização Social no Combate à Dengue aconteceu na última semana

O principal assunto, novamente foi a colaboração da população para evitar o avanço da doença

1-	Foto: Liegie Tada, Diretora de Atenção Básica e o Chefe do controle Municipal de Vetores, Ederval Martins Loriano, durante a reunião do Comitê Municipal de Mobilização Social no Combate à Dengue, realizado na última semana Na manhã da última quinta-feira, na sala de reuniões do Centro de Saúde, aconteceu uma reunião do Comitê Municipal de Mobilização Social no Combate à Dengue. No encontro foram discutidos os casos de dengues no município bem como as ações que vem sendo tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde para evitar o avança da doença. O objetivo principal do Comitê é formar uma grande rede de mobilização envolvendo todos os setores públicos, privados e a comunidade para desenvolverem ações conjuntas, divulgando medidas que possam combater a dengue.

Na reunião também foi tratada da eficácia do veneno que é utilizado para nebulização das residências, que combate o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Foi destacada a importância da colaboração da população com os agentes de saúde para a aplicação do veneno, abrindo seus domicílios para a nebulização, já que a fêmea do mosquito transmissor habita o interior das casas, enquanto que apenas o macho permanece nos quintais. Foi constatada também a ação da população que continua contribuindo para a sujeira acumulada, ou seja lixo exposto em terrenos particulares, onde as pessoas vêm constantemente jogando nestes espaços, sendo de responsabilidade do proprietário a limpeza dos mesmos. Outro aspecto tratado na reunião foi a questão das multas, sendo que mais de 80 já foram aplicadas aos proprietários dos terrenos que se encontram sem limpeza.

A reunião se encerrou ressaltando a reativação de antigas ações do Comitê bem como a elaboração e aplicação de novas propostas de trabalho. A importância do Comitê Municipal de Mobilização de Combate à Dengue se resume em discutir a realização de ações  para impedir o aumento no número de casos da doença juntamente com a sociedade, e dessa forma aplicar um plano de ação eficiente no trato de uma doença relativamente fácil de ser erradica, mas que a cada ano que se passa vem se tornando um enorme problema não só em Pereira Barreto como em todo Brasil.

2-	Foto: O objetivo principal do Comitê é formar uma grande rede de mobilização envolvendo todos os setores municipais e da comunidade para desenvolverem ações conjuntas

Foto: O objetivo principal do Comitê é formar uma grande rede de

mobilização envolvendo todos os setores municipais e

da comunidade para desenvolverem ações conjuntas