Saiba mais sobre o teste do pezinho

Teste é feito gratuitamente em todas as UBS de Pereira Barreto.

A triagem neonatal, também conhecida como teste do pezinho, é um exame simples e que detecta doenças que afetam o desenvolvimento físico e mental da criança. Costuma ser realizada na própria maternidade ou hospital onde o bebê nasceu entre o 3° e o 5° dia de vida. O ideal para se realizar o teste do pezinho é aguardar o prazo de 48 horas após o seu nascimento, pois se for realizado antes deste período poderá haver influência do metabolismo da mãe nos resultados.

Através de gotinhas de sangue tiradas do calcanhar da criança, é possível se fazer uma importante avaliação inicial para detectar algumas doenças genéticas (transmitidas pelos genes da mãe e do pai) e congênitas (que se desenvolve no útero), que precisam de tratamento o mais rápido possível para evitar graves sequelas no futuro.

É importante lembrar de que o teste é uma triagem inicial para que se investigue melhor no caso de haver suspeita de alguma doença. Caso ele aponte anormalidades, o médico provavelmente pedirá outros exames mais específicos para poder fazer um diagnóstico seguro.  Na Triagem básica, o exame obrigatório para todos os recém-nascidos do país, a fim de detectar duas doenças, são a fenilcetonúria (PKU) e o hipotireoidismo congênito (HC).

Além das duas doenças descritas acima, alguns tipos de teste do pezinho incluem também o exame para outras doenças, que se tratadas e controladas cedo evitarão sérios problemas no futuro. O teste do pezinho ampliado varia muito de cidade para cidade, dependendo da instituição, portanto é necessário pedir informações na maternidade. Entre as doenças incluídas nesse tipo de exame estão a anemia falciforme e outras alterações de hemoglobina (chamadas de hemoglobinopatias), fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, galactosemia, deficiência de biotinidase, deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD) e toxoplasmose congênita.

Ele é muito rápido e feito justamente no calcanhar por ser uma parte do corpo bastante vascularizada e de fácil recolhimento do material (umas poucas gotinhas de sangue). O furo é quase indolor, mas a dor ainda é uma sensação nova para o bebê e por isso ele chora. Não é preciso se preocupar, pois a criança não irá sofrer e estará sendo submetido a um exame que pode prevenir o desenvolvimento de uma série de doenças graves e até salvar a vida dele.

Os resultados da triagem podem demorar até um mês para ficarem prontos, mas, em caso de alguma alteração no exame, os pais são chamados antes para realizar uma nova coleta de sangue da criança e confirmar um possível diagnóstico.

A maioria das doenças detectáveis no exame é assintomática quando o bebê é recém-nascido, e já sabendo o diagnóstico será mais fácil adotar o melhor tratamento e prevenir sequelas e sintomas.

Em Pereira Barreto, o teste do pezinho é realizado em todas as unidades básicas de saúde e em todos os dias da semana, sempre respeitando o prazo para a realização do teste. Trata-se de um exame superseguro e gratuito, assim como o tratamento. Em caso de dúvidas, procure a UBS mais próxima de sua residência para maiores esclarecimentos.