Secretaria de Saúde de Pereira Barreto apresenta Projeto de Encoleiramento de Cães e Capacitação em Leishmaniose Visceral

A Secretaria de Saúde de Pereira Barreto apresentou, através da veterinária Dra. Karina Yamamoto, no último dia 09, o Projeto de Encoleiramento de Cães que será implementado nos próximos dias no município. O projeto contemplará um território pertencente à UBS Cohab, onde nos últimos anos obteve uma alta incidência de casos de Leishmaniose em humanos, inclusive com óbitos.

Estiveram presentes no encontro profissionais de saúde e também cidadãos que se interessaram pelo tema e atuarão como multiplicadores das informações. Esta é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde, Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado e Município e as expectativas são as melhores na diminuição destes indicadores.

Além da apresentação do Projeto, foi realizada pelas profissionais  do município de Araçatuba, Tânia Suto  (Mestre em Ciência – Controle de Vetores do Estado SP) e Juliana Kawai (Pesquisadora Científica – Instituto Adolpho Lutz), uma capacitação para o fortalecimento do Combate à Leishmaniose.

As profissionais destacaram que o cão é somente mais uma vítima e que a principal forma de controle é o manejo ambiental com a conscientização e responsabilização da população em se manter seus imóveis limpos sem acúmulo de lixo, madeiras, frutos e todo tipo de material orgânica, não permitindo a formação de criadouros do mosquito Palha transmissor da Leishmaniose.