Secretaria Municipal de Saúde informa que os estoques de vacinas contra a gripe já estão esgotados

GVE de Araçatuba enviou 1250 doses apenas da vacina. Previsão é que mais vacinas sejam enviadas a Pereira Barreto na sexta-feira.

A Secretaria Municipal de Saúde comunica a todos que a Campanha de Vacinação contra a Gripe está suspensa em Pereira Barreto, devido ao estoque de vacinas ter se esgotado para o público com mais de 60 anos. A Secretaria de Saúde informou que a GVE de Araçatuba, que recebe as vacinas do Ministério da Saúde e, consequentemente as distribui para os municípios da região, enviou para Pereira Barreto, 1250 doses dessa vacina para as serem aplicadas nas pessoas acima de 60 anos. O município espera vacinar cerca de 4265 idosos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, novas doses da vacina devem chegar a Pereira Barreto até esta sexta-feira (27). Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e profissionais da saúde. Quando novas doses chegarem ao município, a Prefeitura Municipal irá utilizar todos os meios de comunicação para comunicar a retomada da campanha. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos, até o dia 22 de Maio. O Dia “D” de Mobilização para a Vacinação acontece no dia 9 de Maio, porém essa data ainda pode ser alterada por conta da crise do coronavírus que acomete o país.

A Secretaria Municipal de Saúde definiu 3 pontos do município para ocorrer a vacinação nos idosos. Os locais são abertos, de fácil circulação e irão evitar aglomerações de pessoas, justamente para evitar qualquer risco de disseminação do Covid-19 na população acima de 60 anos, que inclusive, faz parte do grupo de risco do coronavírus.

Confira os pontos de vacinação e qual público será vacinado em cada local:

– Praça da Bandeira “Com. Jorge Tanaka – idosos atendidos nas regiões das UBS do bairro Lapinha e do bairro Vila Marão;

– Quadra Poliesportiva da EMEB “Maria Elza de Aguiar Domingues” – idosos nas regiões da UBS do bairro Nova Veneza;

– Academia de Saúde do bairro Jardim Paraíso – idosos atendidos nas regiões da UBS dos bairros Jardim Ipê e COHAB.

Aos profissionais da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde determinou que os profissionais da Prefeitura Municipal procurem suas UBS, os trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia serão vacinadas no próprio local e os outros profissionais da Saúde, como farmaceuticos, dentistas, dentre outros, também podem procurar suas UBS de referência. Na Praça da Bandeira, quadra da EMEB “Maria Elza de Aguiar Domingues” e Academia de Saúde do bairro Jardim Paraíso, a vacinação será realizada apenas para as pessoas acima de 60 anos.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de Abril para Março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de Maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.