Secretaria Municipal de Saúde lança a Campanha Agosto Dourado, que explica sobre os benefícios da amamentação

Ministério da Saúde recomenda amamentação exclusiva até os seis meses de vida.

A amamentação é vital para a saúde de uma criança ao longo da vida. O aleitamento materno na primeira hora de nascimento protege os recém-nascidos de infecções e salva vidas. Os bebês correm maior risco de morte por diarreia e outras infecções quando são amamentados parcialmente ou não são amamentados.

Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com resultados no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, e em seu desenvolvimento.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, oferece na Rede Pública de Saúde atendimento especializado para o incentivo ao aleitamento materno. A Secretaria Municipal de Saúde possui médico pediatra que oferece às mamães todas as orientações inerentes ao ato de amamentar, bem como os seus inúmeros benefícios.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.

Em casos específicos em que não é possível garantir a amamentação exclusiva, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece de forma gratuita aos bebês de até dois anos de idade, que são alérgicos à proteína do leite de vaca (APLV) acesso às fórmulas alimentares, estas fórmulas oferecidas pela Secretaria de Saúde devem ser oferecidas com base em laudos médicos.

Vale ressaltar que os recursos da Secretaria de Saúde são exclusivos para ofertas de serviços de saúde não sendo possível utilizar destes recursos para atendimentos relacionados às questões sociais. A Secretaria de Saúde orienta ainda que logo após o parto as mamães devem procurar suas unidades de saúde para receber todos os atendimentos e encaminhamentos necessários à elas e aos seus bebês.